Tudo o que deve saber sobre o LinkedIn

Como funciona o algoritmo do LinkedIn? Quais as recentes alterações? Tudo o que deve saber para aproveitar o algoritmo do LinkedIn e ganhar vantagem sobre a concorrência

Cerca de 600 milhões de profissionais têm conta no LinkedIn para encontrar empregos, expandir as suas redes de contactos e partilhar conteúdo. Metade dos compradores B2B (business to business) confiam nela para tomarem decisões. Logo, o LinkedIn não é uma rede social que se possa ignorar.

Como funciona o algoritmo do LinkedIn?

Tal como o Facebook e o Instagram, o algoritmo do LinkedIn prioriza o conteúdo com maior relevância e engagement (participação). No entanto, os utilizadores podem categorizar o seu feed para mostrar o conteúdo mais recente. O algoritmo favorece os cronogramas de publicação “naturais” em vez dos regulares. Isso significa que as suas publicações podem ser penalizadas por aparecer todos os dias exactamente à mesma hora.
Dica: publique conteúdo frequente e de alta qualidade em intervalos irregulares (incluindo os fins-de-semana).

Em geral, o conteúdo é classificado e exibido com base na reputação da sua conta, eis os 4 filtros:

Filtro # 1: Sempre que publica algo, o algoritmo de feed do LinkedIn determina se é spam, baixa qualidade ou bom.
Filtro # 2: Se passou, o seu conteúdo aparecerá no feed temporariamente. Durante esse estágio, os robots de algoritmo do LinkedIn analisam o modo como o seu público se envolve com o conteúdo.
Filtro # 3: Nesta etapa, o algoritmo irá determinar se a publicação deve continuar a aparecer nos feeds.
Filtro # 4: Finalmente, os editores revêm a sua publicação para determinar se ela deve continuar a ser exibida ou se podem extrair informações para futuros ajustes de algoritmo.

LinkedIn: A mudança

Não foi só o algoritmo que sofreu alterações, neste momento os utilizadores são encorajados a participar mais. A pensar nisso, recentemente foram adicionadas novas reacções aos comentários. Agora, no LinkedIn é possível gostar, aplaudir, adorar, considerar uma boa ideia e expressar interesse/curiosidade.

Como fazer com que as publicações apareçam no feed de notícias do LinkedIn?

  • Optimização: Use as mesmas tácticas de SEO mas adapte-as ao LinkedIn.
  • Tom: Sinta-se à vontade para dar personalidade aos seus posts e sentido de humor.
  • Mobile first: Quase 60% dos utilizadores acedem através de um smartphone, por isso, prepare mensagens atraentes e imagens interessantes.
  • Regra da diversidade: Misture o seu conteúdo com dicas, opiniões, vídeos, imagens, citações e links para outros conteúdos.
  • Use palavras-chave, mas não pareça genérico: Adicione hashtags e trabalhe em palavras-chave onde puder (sem exagerar).
  • Escolha horários: Determine quando é mais provável que o seu público esteja no LinkedIn.
  • Use #hashtags apropriadamente: O LinkedIn ainda é uma rede profissional, por isso seja comedido com as #.

Trabalhe as particularidades do LinkedIn a seu favor.

O LinkedIn é claro sobre o tipo de conteúdo que deseja exibir. É em primeiro lugar uma rede profissional. Escolha conteúdos que sejam relevantes; que se relacionem com carreiras, que sejam importantes para o seu sector, privilegiando fontes credíveis.

O LinkedIn também favorece certos tipos de conteúdo em detrimento de outros:

– Conteúdo de formato longo partilhado através do LinkedIn Publisher;
– Vídeos nativos;
– Directos: para já só está disponível na versão beta.
E, por fim, não se esqueça, se quer mais visibilidade responda sempre aos comentários que lhe vão deixando. Sobretudo, use perguntas, para estimular os outros a responderem de volta!

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Filipa Almeida

Licenciada em Psicologia pela UC, pós-graduada em Marketing Digital e Micro-Mba em Gestão Empresarial.
Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.
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About Filipa Almeida

Licenciada em Psicologia pela UC, pós-graduada em Marketing Digital e Micro-Mba em Gestão Empresarial. Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.

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