O Facebook está a registar um aumento da actividade devido ao isolamento social de milhões de pessoas devido à pandemia do coronavírus contrariando o declínio que sofria. No entanto, as receitas publicitárias diminuíram.
O coronavírus está a ter um impacto nas várias plataformas de Mark Zuckerberg, senão vejamos:
– O total de mensagens nas plataformas do Facebook aumentou mais de 50% no último mês;
– As chamadas de voz e vídeo mais do que dobraram no Messenger e WhatsApp;
– Em Itália o tempo de permanência no Facebook aumentou 70%;
– As visualizações do Instagram e do Facebook Live em Itália duplicaram numa semana;
– Também em Itália, o tempo gasto em chamadas em grupo (chamadas com três ou mais participantes) aumentou mais de 1000%.
Porém, a crise também tem impacto nas redes sociais, sendo que o facebook viu as suas receitas diminuírem, principalmente nos países que tomaram medidas drásticas para reduzir a propagação da covid-19. Para combater a especulação de preços e a desinformação, a rede social optou por banir quaisquer anúncios relativos a máscaras, géis e toalhitas desinfectantes. No entanto, devido a uma parte dos moderadores estar em isolamento, o Facebook depende mais da inteligência artificial para fazer este controlo.
Obviamente que os servidores sofreram uma enorme pressão com este aumento de tráfego, por isso a qualidade dos vídeos foi reduzida. A boa notícia é que embora o Facebook tenha sofrido algumas interrupções graves nos últimos anos, o serviço actualmente mantém um óptimo desempenho.
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Filipa Almeida
Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.
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