Em tempos de crise, as empresas têm repensar a sua estratégia para manterem a sua sustentabilidade. Que estratégia de marketing deverá adoptar durante uma recessão?
Com o desconfinamento a revelar algumas consequências da pandemia, a recuperação não será fácil e revelar-se-á mais lenta que o esperado. Assim, as verbas disponíveis irão baixar, o investimento será reduzido e as empresas deverão reorganizar a sua estratégia de marketing em 3 eixos: inbound marketing, fidelização de clientes e reorientação em seus principais negócios.
1 – Inbound Marketing
O marketing de entrada (inbound marketing) está totalmente adaptado a uma situação em que pretendemos um alto retorno (ROI) com um orçamento limitado. Esta estratégia tem um custo de aquisição de um lead 60% inferior comparativamente com as técnicas tradicionais de marketing.
Além disso, ao oferecer conteúdo útil e de carácter informativo, o inbound marketing é uma estratégia particularmente relevante em tempos de crise. Porque, ao desenvolver conteúdos, as leads podem tornar-se consumidores ao sentirem que os conteúdos colmatam as suas necessidades e agregam valor. O inbound marketing sustenta-se na rapidez, alcance e baixo investimento do mundo digital.
2 – Fidelização de clientes
As empresas mais bem sucedidas numa situação de crise são aquelas que são capazes de implementar campanhas de fidelização com foco na retenção de clientes. Sabendo que o custo de retenção é menor que o custo de aquisição, oferecer a melhor experiência possível ao consumidor é uma técnica vencedora.
Com os consumidores mais ligados no mundo virtual, esta é uma oportunidade para os acompanhar em todos os pontos de contactos, oferecendo uma experiência multicanal, desenvolvendo ofertas personalizadas ou fornecendo suporte ao cliente.
3 – Foque-se nos pontos fortes
Este é o momento para parar, pensar e concentrar-se novamente nos seus principais negócios, capitalizando os seus pontos fortes, nas vantagens competitivas e pontos diferenciadores da sua empresa perante a concorrência. Basicamente a sua empresa deverá reorganizar-se e posicionar-se como especialista em relação aos consumidores.
O marketing de conteúdo é, como já dissemos acima, uma técnica particularmente adequada para manter o contacto com os clientes, concentrando-se apenas nos pontos fortes e na especialização.
Afinal as estratégias de marketing em tempos de crise existem e provam a sua eficácia numa conjuntura de baixo investimento. Isso é extremamente relevante para as empresas, que sofreram cortes nas receitas, diminuição da capacidade produtiva, falta de matéria-prima e que viram a sua facturação drasticamente reduzida. Quer assegurar que os objectivos da sua empresa sejam cumpridos apesar desta pandemia? Fale connosco.
Filipa Almeida
Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.
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