Mas afinal o que é o TikTok? Basicamente é uma rede social cuja missão é divertir os mais jovens. Os seus conteúdos são vídeos curtos.
Porque é tão popular entre os adolescentes? Porque é uma forma de se expressarem e criarem vídeos curtos para ganharem seguidores e construirem uma comunidade em torno de suas paixões. A app apresenta óptimos efeitos especiais que os utilizadores podem aplicar nos seus vídeos para torná-los mais exclusivos. Os vídeos podem ser partilhados noutras redes sociais.
Atenção: por defeito, todas as contas são públicas! Nesta plataforma é possível fazer lives (acessível a contas com um limite mínimo de fãs), comprar e oferecer presentes virtuais.
E agora a pergunta de um milhão: Como podem as empresas rentabilizar o TikTok?
Obviamente, o TikTok não é a plataforma certa para todos os tipos de empresas. Se o seu público for jovem e se a sua empresa usar o TikTok correctamente, poderá apresentar o seu produto a um grande público. Primeiro estude bem a plataforma, o tipo de audiência e quais os conteúdos com maior impacto para que a sua empresa se integre nesta cultura.
TikTok apresenta conteúdo divertido e visualmente atraente e é usado principalmente por pessoas entre 16 e 24 anos. Portanto tem de se conectar à sua audiência de uma maneira criativa se quiser vingar.
5 Formas de a sua empresa estar no TikTok:
– Crie o seu próprio conteúdo
Esta é uma das maneiras mais fáceis e baratas de promover os seus negócios no TikTok. Além disso, um dos maiores benefícios do TikTok é que você não precisa criar vídeos altamente editados, basta usar um smartphone. Não se esqueça de usar música e aplicar alguns efeitos! Para terminar adicione hashtags, identifique amigos e coloque links.
– Lance um desafio de hashtag
Outra maneira de promover seus negócios no TikTok é lançar um desafio de hashtag. Um desafio de hashtag é quando incentiva os utilizadores a criar ou recriar conteúdo e adicionar a sua hashtag. Este tipo de conteúdo não promove apenas a sua marca ou produto, mas também promove a interacção e o envolvimento.
– Organize e partilhe conteúdo gerado por outros utilizadores
Algumas marcas optam por uma abordagem diferente e partilham conteúdos gerados pelos seus próprios fãs. Neste caso convém ser uma marca já implantada no mercado.
– Trabalhe com influenciadores do TikTok
A sua marca poderá trabalhar com eles para ampliar o seu alcance na plataforma. A geração Z normalmente opõe-se aos anúncios tradicionais. Portanto, trabalhar com influenciadores pode ajudar a estabelecer uma conexão com esta geração. Não se esqueça de verificar se o público do influenciador corresponde ao seu público-alvo.
– Faça publicidade
Existem quatro tipos diferentes de anúncios:
– Alimentar conteúdo nativo: esse tipo de anúncio é semelhante aos anúncios de histórias;
– Aquisição de marcas: permite que as marcas assumam o TikTok do dia;
– Desafios de hashtags: hashtags promovidas para obter mais engagement;
– Lentes de marca para rostos e fotos.
Os anúncios aumentam o alcance e permitem fazer uma segmentação. É muito mais barato anunciar, porque ainda não existe uma comunidade de influenciadores forte e há muito menos competição.
Se sua empresa tem um público-alvo mais jovem, o TikTok é o lugar perfeito para capturar sua atenção. Mas lembre-se, a autenticidade é o cerne da questão! O TikTok rejeita amplamente conteúdo polido e de alta qualidade. Use estas dicas para aproveitar ao máximo a sua estratégia de promoção no TikTok. O marketing para esta nova geração não precisa ser impossível, basta encontrá-los onde estão e seguir as suas regras!
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Filipa Almeida
Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.
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