Porque é que a comunidade LGBTI é importante para as relações públicas e para o marketing?

Claramente, abraçar a diversidade é um bom negócio.

Porquê? Porque acima de tudo somos seres humanos, e não temos poder de crítica uns sobre os outros. Os objectivos que deveríamos ter em comum são a aceitação e o respeito mútuo. Este não é um tema fácil e já muitas empresas têm sido envoltas em polémicas ao abordarem-no de forma directa ou subliminar. Como profissionais de comunicação não podemos deixar de analisar esta tendência.

Ter uma força de trabalho que reflicta a diversidade faz com que os funcionários se relacionem sem preconceito com os seus colegas e com os consumidores, vendo-os como indivíduos essenciais para o sucesso do mercado. A título de exemplo, há décadas a Bennetton foi pioneira com as suas famosas campanhas de sensibilização universal para a igualdade e direitos. Isso valeu-lhe reconhecimento e destaque no mundo da moda. Porém, com o virar do século e a emergência de outros temas polémicos, surgiram campanhas que se destacaram e ultrapassaram claramente a criatividade desta marca. É aí que surge o tema LGBTI, um tema quente que mobiliza os extremos.

Os profissionais de marketing devem estar sintonizados com o público e a cultura, como a Coca-Cola fez com “This Coke is Fanta”. Em vez de usar um tom sério, a Coca-Cola transformou a campanha numa celebração da vida brasileira e forneceu visuais e conteúdo social impressionantes na sua mensagem séria.

Ao transmitir uma mensagem séria, é importante equilibrá-la e transmiti-la de forma leve, para obter sucesso nas campanhas de diversidade.

Estas campanhas devem ser conduzidas por equipas que realmente compreendem o público e, que sejam criativas ao representar de uma maneira justa o público-alvo em si.

Além da abordagem intuitiva para examinar o trabalho criativo, as mensagens devem ser testadas e os profissionais de marketing devem estar preparados para se adaptar às tendências e aos temas de social media que vão surgindo.

Alguns podem argumentar que o marketing de diversidade está a favorecer a comunidade LGBTI, mas na verdade é uma evolução lógica da segmentação de mercado, e as principais marcas sabem que o marketing culturalmente diverso funciona.  A inclusão é importante e faz sentido nos negócios. A nossa sociedade está a evoluir e o marketing deve evoluir com ela.

Se pretende uma campanha de marketing à medida da sua empresa fale connosco, temos um portfólio que é o resultado de 10 anos de experiência.

 

Filipa Almeida lgbti Porque é que a comunidade LGBTI é importante para as relações públicas e para o marketing? filipa foto

Filipa Almeida

Licenciada em Psicologia pela UC, pós-graduada em Marketing Digital e Micro-Mba em Gestão Empresarial.
Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.
Filipa Almeida lgbti Porque é que a comunidade LGBTI é importante para as relações públicas e para o marketing? filipa foto

About Filipa Almeida

Licenciada em Psicologia pela UC, pós-graduada em Marketing Digital e Micro-Mba em Gestão Empresarial. Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.

Os comentários estão fechados.

error:

Ao continuar a usar o site, concorda com o uso de cookies que possibilitam a melhoria dos nossos serviços. Pode alterar as definições de cookies a qualquer altura. mais informação

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close