Claramente, abraçar a diversidade é um bom negócio.
Porquê? Porque acima de tudo somos seres humanos, e não temos poder de crítica uns sobre os outros. Os objectivos que deveríamos ter em comum são a aceitação e o respeito mútuo. Este não é um tema fácil e já muitas empresas têm sido envoltas em polémicas ao abordarem-no de forma directa ou subliminar. Como profissionais de comunicação não podemos deixar de analisar esta tendência.
Ter uma força de trabalho que reflicta a diversidade faz com que os funcionários se relacionem sem preconceito com os seus colegas e com os consumidores, vendo-os como indivíduos essenciais para o sucesso do mercado. A título de exemplo, há décadas a Bennetton foi pioneira com as suas famosas campanhas de sensibilização universal para a igualdade e direitos. Isso valeu-lhe reconhecimento e destaque no mundo da moda. Porém, com o virar do século e a emergência de outros temas polémicos, surgiram campanhas que se destacaram e ultrapassaram claramente a criatividade desta marca. É aí que surge o tema LGBTI, um tema quente que mobiliza os extremos.
Os profissionais de marketing devem estar sintonizados com o público e a cultura, como a Coca-Cola fez com “This Coke is Fanta”. Em vez de usar um tom sério, a Coca-Cola transformou a campanha numa celebração da vida brasileira e forneceu visuais e conteúdo social impressionantes na sua mensagem séria.
Ao transmitir uma mensagem séria, é importante equilibrá-la e transmiti-la de forma leve, para obter sucesso nas campanhas de diversidade.
Estas campanhas devem ser conduzidas por equipas que realmente compreendem o público e, que sejam criativas ao representar de uma maneira justa o público-alvo em si.
Além da abordagem intuitiva para examinar o trabalho criativo, as mensagens devem ser testadas e os profissionais de marketing devem estar preparados para se adaptar às tendências e aos temas de social media que vão surgindo.
Alguns podem argumentar que o marketing de diversidade está a favorecer a comunidade LGBTI, mas na verdade é uma evolução lógica da segmentação de mercado, e as principais marcas sabem que o marketing culturalmente diverso funciona. A inclusão é importante e faz sentido nos negócios. A nossa sociedade está a evoluir e o marketing deve evoluir com ela.
Se pretende uma campanha de marketing à medida da sua empresa fale connosco, temos um portfólio que é o resultado de 10 anos de experiência.
Filipa Almeida
Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.
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