Primeiro começamos por parabenizar o WordPress porque ontem, dia 27 de Maio, completou 16 anos!
Esta plataforma domina 59,1% do mercado de CMS (sistemas de gestão de conteúdos). Os seus “concorrentes” são o Joomla com uma participação de 6,9%, o Drupal com 4,7%, o Magento com 2,5% e o Blogger 2,2% do mercado.
Todos os webdesigners e marketeers devem dominar esta ferramenta que está muito bem consolidada no mundo digital.
Mas o que é o WordPress?
O WordPress é uma plataforma com um sistema de gestão de conteúdos para a web (um CMS – significa Content Management System). Um CMS visa facilitar a criação e a edição de conteúdos em um site sem a necessidade de usar uma linguagem de programação. O intuito é fazer com que os sites sejam fácil e rapidamente actualizáveis por pessoas que produzam conteúdos, como por exemplo os departamentos de marketing e especialistas em SEO.
O WordPress ao ser um sistema de código aberto veio democratizar o desenvolvimento de sites e blogs profissionais. Mas o WordPress não é exclusivo de pequenas e médias empresas, sendo também usado por grandes marcas como a PlayStation, a BBC America e a Forbes.
Como surgiu o WordPress?
O WordPress surgiu a partir da interrupção de um projecto (B2 Cafelog) a 27 de maio de 2003, que era uma plataforma para desenvolvimento de blogs.
O WordPress começou na versão 0.7 e foi evoluindo tendo em conta critérios primordiais como a usabilidade, personalização e a segurança para se transformar na potente ferramenta que conhecemos hoje.
8 Vantagens do WordPress
Uso intuitivo: não é necessário ser um especialista em programação! O uso do sistema é bastante simples. O editor de texto é extremamente simples e podem ser dadas diferentes permissões a diferentes utilizadores.
Rapidez: O WordPress ganha pela facilidade e rapidez não só na instalação, mas também nas respectivas actualizações.
Vasta gama de plugins e extensões: O objectivo dos plugins e extensões é ampliar e melhorar a experiência tanto para webmasters quanto para os utilizadores. Existem extensões que, por exemplo, criam galerias de fotos, aumentam a segurança do site e melhoram a velocidade de carregamento das páginas.
Alteração de layout sem perder o conteúdo: Outro ponto a favor do WordPress é a facilidade de alterar o layout de um site sem que isso prejudique os conteúdos publicados e consequentemente o SEO.
Utilização em dispositivos móveis: cada vez mais as empresas e os gestores de conteúdo têm de trabalhar no imediato e muitas vezes através de smartphones. Por isso, o backoffice é adaptativo, o que permite a actualização e carregamento de conteúdos através de um telemóvel.
Sistema de código aberto (open source): O facto de o código fonte do sistema ser aberto permite que qualquer pessoa possa editar, aprimorar e personalizar as suas versões.
Actualizações constantes: A quantidade de actualizações do WordPress é uma consequência dessa participação activa da comunidade de programadores da plataforma. Elas melhoraram a usabilidade do sistema e tornaram-no mais seguro.
Amigável perante os mecanismos de busca: A estrutura padrão das páginas e publicações já possui todos os elementos html que são necessários para o Google e outros motores de busca indexarem o seu conteúdo. Para quem trabalha em SEO é o ideal.
Se pretende um site para a sua empresa fale connosco, temos um portfólio que é o resultado de 10 anos de experiência.
Filipa Almeida
Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.
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