Aplicação segue as pisadas do Facebook que já usou a mesma estratégia.
Recentemente o Instagram anunciou ter chegado aos mil milhões de utilizadores e acaba de lançar o Instagram Lite, uma versão mais leve (tem pouco mais de meio megabyte, 60 vezes menos que a versão normal do Insta) e com menos funcionalidades do que a aplicação original. É uma estratégia comum dos serviços online para chegarem aos utilizadores dos países em desenvolvimento.
A nova aplicação foi lançada sem qualquer anúncio por parte da empresa. A chegada à loja de aplicações Google Play, para telemóveis Android, foi noticiada pelo site especializado TechCrunch, ao qual a empresa adiantou que o Instagram Lite está ainda numa fase inicial e disponível apenas no México, embora haja planos para alargar o lançamento a outros países.
O objectivo é aliciar utilizadores nas regiões onde os telemóveis têm frequentemente menos capacidade de armazenamento, as ligações à Internet são mais lentas e a quantidade de tráfego disponível nos pacotes dos operadores é mais pequena.
Recordamos que o Instagram foi comprado pelo Facebook em 2012 por mil milhões de dólares. Um relatório da Bloomberg, estima que o Instagram valeria 100 mil milhões de dólares se fosse uma empresa autónoma. Ainda de acordo com este relatório, o Instagram está a crescer a um ritmo superior ao do Facebook, atraindo utilizadores mais novos.
Ainda na semana passada o Instagram lançou uma televisão online, chamada IGTV, que permite publicar vídeos até uma hora e que tenciona concorrer com o YouTube.
Filipa Almeida
Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.
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