O Facebook patenteou um sistema que consegue aceder ao microfone dos utilizadores e monitorizar o que estão a ver e ouvir na televisão. É uma espécie de Shazam (app que ouve canções e as identifica) para a TV mas que não é controlado pelo utilizador, ou seja, não é ele que decide quando activa o sistema.
A gravação segue depois para um banco de dados, que permite ao Facebook identificar o que aquela pessoa estava a ver na televisão. O objectivo é usar esta informação para criar perfis individuais ou familiares, de modo a fazer uma melhor recomendação de conteúdo e direccionar a publicidade.
No ano em que a maior rede social do mundo tem vivido sobre o assombro da privacidade, que emergiu com o caso Cambridge Analytica, o registo desta patente vem preocupar ainda mais os especialistas. No entanto, como vem sendo hábito, o Facebook desvalorizou as críticas.
Fonte: The Guardian
Filipa Almeida
Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.
Latest posts by Filipa Almeida (see all)
- Qual a estratégia de marketing a adoptar em tempos de crise? - Maio 5, 2020
- O impacto do distanciamento social no Facebook - Março 30, 2020
- O que é o TikTok? - Março 27, 2020