A era da colaboração entre empresas: o caso do Lidl e da Ikea

Praticamente todas as organizações do sector privado nas últimas décadas foram orientadas para olhar o mercado com foco no cliente, com a missão de vender mais e aproveitar cada oportunidade de mercado para crescer e prosperar. Sob esta orientação, muitas vezes, o ganho de uma empresa representava a perda para outra. O diferencial competitivo era um sistema de ganho e perda.

Esta cultura de competição, iniciada com a revolução industrial, sedimentada com as ferramentas de marketing após a segunda guerra mundial, fez com que o marketing fosse, e seja até agora, um dos principais vilões. O caminho para o desenvolvimento sustentável passará pela mudança de cultura da competição para a cultura de colaboração dentro das empresas. O marketing terá um papel crucial para contribuir para a formação de novos hábitos, será uma força motriz de transformação e inovação, que privilegiará muito mais o acesso do que a posse à bens e serviços. O diferencial competitivo será a colaboração.

Qualquer organização, seja ela pública ou privada, que queira crescer no panorama actual de mudança constante não o poderá fazer sozinho, terá de partilhar, colaborar e confiar, e terá de ser totalmente transparente nessa colaboração. Não ter segredos é o novo segredo do sucesso.

Era da Colaboração: o caso Ikea e Lidl de Loures

Dentro desta nova cultura empresarial nasceu a campanha realizada pela Ikea e Lidl de Loures. Basicamente o Lidl em parceria com o Ikea abriu uma loja no seu parque de estacionamento. Esta é a primeira vez que as duas empresas se juntam para uma campanha deste género. O objectivo é que os clientes tenham à disposição o maior número possível de produtos quando visitam cada uma das lojas. Esta parceria vem reforçar a posição estratégica das duas empresas partilhando sinergias e colocando o cliente no centro.

Este pode ser um importante ponto de partida para uma revolução no tecido empresarial português contrariando a ideia que temos em que todas as marcas são o nosso inimigo, e que são alvos a abater. A IKEA e o LIDL vêm reforçar a posição de que é na parceria estratégica que está o ganho.

Muitos ainda acreditam que sozinhos vão conseguir, mas esta não é a melhor estratégia de crescimento de uma empresa. É na colaboração que está o futuro. A colaboração entre empresas ajuda-as a crescerem individualmente mas também em conjunto, permitindo a inovação, o alcance novos mercados, novos públicos e melhorar a oferta de produtos e/ou serviços.

Para esta parceria estratégica dar resultados é necessário identificar a oportunidade de negócio. No caso da IKEA e do LIDL, é a conveniência e uma maior oferta de produtos. É um lugar onde podemos comprar móveis para renovar a cozinha e agora comprar produtos para colocar nesses móveis. Perceber também que muitos dos concorrentes do LIDL vendem algum mobiliário, e que nenhum dos concorrentes do IKEA vende produtos de supermercado. A parceria destes torna-os ainda mais fortes do que já eram, beneficiando-se mutuamente.
Baseia-se então em superar os seus pontos fracos e conseguirem-se posicionar no mercado como a primeira parceria deste género, não havendo em Portugal, de momento, nenhum concorrente.

Pronto para começar a trabalhar os seus pontos fracos tornando-os em oportunidades de negócio? Fale connosco.

Filipa Almeida era da colaboração A era da colaboração entre empresas: o caso do Lidl e da Ikea filipa foto

Filipa Almeida

Licenciada em Psicologia pela UC, pós-graduada em Marketing Digital e Micro-Mba em Gestão Empresarial.
Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.
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Licenciada em Psicologia pela UC, pós-graduada em Marketing Digital e Micro-Mba em Gestão Empresarial. Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.

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