Optimização de pesquisa por voz: o novo desafio das agências de comunicação

De que modo difere a pesquisa por voz da pesquisa visual e de texto? Quais as suas implicações a nível de SEO, produtores de conteúdo, webdesigners e profissionais de comunicação? Veja como pode criar a sua estratégia de SEO de pesquisa por voz.

O que é pesquisa por voz?

Uma pesquisa por voz ocorre quando uma pessoa faz uma pergunta ao seu assistente de voz. Os assistentes por voz incluem a Siri, da Apple, o Assistente do Google, a Cortana, da Microsoft, o Amazon Echo e o Bixby, da Samsung.

Porque é que a pesquisa por voz é cada vez mais utilizada?

Recentemente, a pesquisa por voz está a ganhar popularidade, visto que 55% dos adolescentes e 41% dos adultos a utilizam pelo menos uma vez por dia. Como o mundo está cada vez mais acelerado e a atenção dos consumidores está a diminuir, não é de admirar que as pessoas actualmente prefiram uma pesquisa por voz do que uma pesquisa de texto. Em média só podemos digitar 41,4 palavras por minuto, o que é muito menos produtivo do que a velocidade com que falamos (150-160 palavras por minuto).

Além disso, a tecnologia de processamento de linguagem natural evoluiu bastante nos últimos anos, tornando o processo de captação de voz e pesquisa mais fácil e preciso para os assistentes de voz. Há quinze anos, as taxas de erro de palavras eram de 20 a 30%, impedindo os consumidores de adoptar a tecnologia. Hoje, as taxas de erro caíram para 5,9%, o que é o mesmo que se obteria com um transcritor humano.

Como funcionam as pesquisas por voz?

As pesquisas por voz são tipicamente:
– Perguntas (Quem? o quê? onde? quando? porquê?);
– Conversas informais;
– Frases-chave mais longas e altamente específicas.

Como planear uma estratégia de SEO de pesquisa por voz?

Antes de começar a planear a sua estratégia de SEO de pesquisa por voz, é importante conhecer o seu público. Além de ser necessário ter acesso a dados demográficos, dados técnicos ou interesses actuais, também é necessário fazer uma pesquisa profunda. Tente perceber o que os preocupa e realmente os motiva, quais são os objectivos e pontos problemáticos ou fracos.

Em seguida crie um conjunto de perguntas com as quais pode trabalhar. Digamos que o seu cliente está à procura de uma plataforma de comércio electrónico que vende chocolate belga. As possíveis perguntas que eles vão fazer durante a pesquisa são:
– Porque é que o o chocolate belga é tão popular?
– Quais são as melhores marcas de chocolate belga?
– Onde posso comprar a marca x na Europa?
– A marca x é melhor que a marca y?

Directrizes de pesquisas por voz

As directrizes de pesquisa por voz do Google recomendam que os resultados da pesquisa por voz devem ser breves e directos. Apesar de isso ser exactamente o oposto do que vemos na optimização tradicional de SEO. Como a pesquisa por voz é recente e tem um resultado médio de pesquisa com apenas 29 palavras: seja curto e directo!

Sugestões avançadas de SEO para pesquisa por voz

Para aproveitar ao máximo o poder da pesquisa por voz e superar os seus concorrentes, veja algumas sugestões para optimizar a sua visibilidade nos resultados da pesquisa por voz:
– Reduza a velocidade de carregamento da sua página web;
– Mude para um site https (certificado ssl);
– Use uma linguagem simples;
– Seja informal;
– Use perguntas e respostas.

A melhor opção é continuar a adicionar conteúdo e estar sempre a actualizar, para que ele se torne um recurso altamente valioso.

Como medir a eficácia da pesquisa por voz?

Infelizmente, como a pesquisa por voz ainda é muito recente, não há ferramentas que ajudem as agências de comunicação a avaliar a eficácia dessas pesquisas. Podemos esperar que mais marcas comecem a tornar a pesquisa por voz uma parte fundamental da sua estratégia geral de comunicação e marketing. Ao mesmo tempo, as empresas podem começar a usar o SEO de pesquisa por voz para segmentar públicos específicos.

Pronto para começar a optimizar o site da sua empresa para pesquisas por voz? Fale connosco.

Filipa Almeida pesquisas por voz Optimização de pesquisa por voz: o novo desafio das agências de comunicação filipa foto

Filipa Almeida

Licenciada em Psicologia pela UC, pós-graduada em Marketing Digital e Micro-Mba em Gestão Empresarial.
Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.
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Licenciada em Psicologia pela UC, pós-graduada em Marketing Digital e Micro-Mba em Gestão Empresarial. Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.

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