A Nike apresentou os novos manequins plus-size na sua loja em Londres. Isto levou a bastantes comentários, positivos e negativos, sobre se a Nike estará a promover a obesidade, através do uso de um manequim plus-size.
Em Londres, as reacções foram maioritariamente positivas, com pessoas a aplaudirem a marca por dar este passo tão necessário. Claro que também houve reacções menos positivas e controvérsias.
A controvérsia começou com um artigo no The Telegraph, intitulado “Obese mannequins are selling women a dangerous lie”. Com as redes sociais, a opinião do público não tardou a chegar e muitas mulheres começaram a criticar a jornalista, quebrando o estereótipo de que ser plus size significa que não se é saudável. A jornalista defendia que é impossível ser plus size e saudável. O que, cientificamente, é errado. De acordo com um recente estudo publicado no International Journal of Obesity, o BMI (body mass index) não é maneira mais confiável de medir a saúde de alguém. Assim, uma pessoa pode ter um BMI normal, mas se não praticar exercício será mais saudável que uma pessoa plus size que pratica exercício todos os dias?
Normalmente os manequins presentes em lojas têm medidas que não representam a realidade do corpo de uma mulher, cultivando a magreza. A pressão para atingir um corpo ideal tem causado problemas alimentares e de baixa auto-estima, principalmente nas jovens adolescentes.
Uma marca de desporto pode revelar uma certa irresponsabilidade ao ao promover um corpo ideal na prática desportiva. Basicamente é o mesmo que afirmar que as únicas mulheres que praticam desporto são as magras. Esta pressão leva muitas pessoas plus size a não praticarem exercício, e se não houver roupa adequada aos corpos das mesmas, também não irão iniciar uma actividade física regular.
Infelizmente os tamanhos plus size ainda são um nicho pouco explorado. As marcas de roupa desportiva ainda não possuem muitos produtos com tamanhos grandes, o que significa que não apostam num mercado que pode ser muito rentável. O tamanho médio de uma mulher, muitas vezes, não é o do manequim que está exposto na loja. E ao não encontrar o tamanho que necessita implica que não voltará a comprar naquela loja, não se identificando com a marca.
Se der uma vista de olhos pelas redes sociais da marca verifica as inúmeras campanhas inclusivas que a Nike tem promovido recentemente.
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Filipa Almeida
Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.
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