Se tem crianças com acesso a tablets e smartphones certamente sabe o quão importante é haver um certo controlo daquilo que vêm. Felizmente foi hoje lançada a aplicação (App) do YouTube só para crianças – o Youtube Kids! Esta nova aplicação aposta em filtros parentais especiais e uma interface simples.
Esta app é direcionada a crianças “até aos 12 anos” e foi lançada inicialmente em 2016 nos Estados Unidos da América e conta com “11 milhões de utilizadores ativos” semanais.
Está disponível para iOS e Android e conta com parcerias com programas infantis como o Pocoyo, a Porquinha Pepa, o Ruca e o Avô Cantigas. Para garantir que os mais novos não acedem a vídeos que não são apropriados para a sua idade, por terem “linguagem e conteúdo impróprio”, a app tem um sistema de inteligência artificial que selecciona apenas vídeos direccionados ao público infantil.
É necessário ter uma conta google e pode criar até 8 perfis, também pode habilitar ou não a pesquisa dentro da App, sendo que esta pode ser realizada escrevendo ou falando através do microfone. Se não activar a função de pesquisa a aplicação disponibilizará apenas os vídeos que os pais querem que os filhos vejam. O controlo parental da aplicação vai mais longe e o responsável pela criança até pode escolher os canais e vídeos específicos.
No entanto, o YouTube Kids tem publicidade direcionada aos mais novos em alguns vídeos. No que toca a RGPD, a empresa assume que cumpre com a legislação em vigor e que, apesar de recolher dados da plataforma, não chega a saber a identidade do menor que a utiliza. No passo em que é solicitado o nome da criança e respectiva data de nascimento pode colocar apenas uma inicial e uma data qualquer.
O YouTube Kids apresenta “conteúdos centrados na família” através de quatro categorias: “Programas, Música, Aprender e Explorar”.
Veja os passos seguintes para saber como instalar a aplicação e como a explorar!
Filipa Almeida
Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.
Latest posts by Filipa Almeida (see all)
- Qual a estratégia de marketing a adoptar em tempos de crise? - Maio 5, 2020
- O impacto do distanciamento social no Facebook - Março 30, 2020
- O que é o TikTok? - Março 27, 2020