5 tendências tecnológicas que vão a mudar a comunicação empresarial

Os avanços tecnológicos terão um grande impacto no modo como as empresas irão comunicar, quer a nível interno quer a nível externo. Uma das novas tendências, que está a surgir no ano de 2019, é o uso da inteligência artificial.

Chatbots

O que é um chatbot? Basicamente é um robot capaz de trocar mensagens e manter uma conversa. Com o crescimento das social media, os consumidores preocupam-se em encontrar uma marca autêntica e procuram por feedback de negócios e produtos. Isso torna o atendimento ao cliente e a resposta a questões cada vez mais importantes.

Para conseguir responder aos seus clientes, muitas empresas irão começar a utilizar chatbots. À medida que estes se tornarem mais inteligentes e fiáveis, as pessoas irão confiar e contar com a ajuda da Inteligência Artificial.

Num mundo que caminha para o imediatismo, os chatbots serão uma vantagem competitiva para as empresas em termos de poupança de tempo e automatização dos processos. Empregar inteligência artificial no atendimento ao cliente vai aumentar a eficiência e reduzir os custos para as empresas. Numa compra de impulso, por exemplo, os clientes ao obterem uma resposta rápida irão decidir mais facilmente.

Assistentes pessoais artificiais

À medida que a inteligência artificial se torna mais avançada, as suas capacidades são aparentemente infinitas. Estima-se que estas serão capazes de fazer chamadas telefónicas sem se notar que é um robot que está a falar, e espera-se que sejam capazes de se integrar nas operações quotidianas, criando reuniões e transcrevendo debates. Assim sendo, as tarefas rotineiras num escritório vão ser eliminadas, libertando agenda para um trabalho mais produtivo.

Experiências hiper-personalizadas

O conceito de uma experiência hiper-personalizada significa que a Inteligência Artificial está a aprender e a entender as respostas humanas. Aqui notamos uma mudança de paradigma que já tem vindo a acontecer na área da comunicação, com a introdução do digital deixámos a massificação para trás, sendo possível segmentar. Porém, com a inteligência artificial seremos capaz de adequar as nossas ferramentas a cada indivíduo. Ao criarmos esta relação, o cliente vai ligar-se à nossa marca, sentindo-se único. Uma compra, deixou de ser unicamente uma compra, sendo uma experiência.

Blockchain

O Blockchain, depois de ser aperfeiçoado, terá um efeito duradouro na comunicação empresarial. Em termos simples, blockchain é a tecnologia que sustenta a moeda digital. Como já sabemos, as moedas digitais, como o bitcoin, estão em ascensão. O Blockchain permite que as informações digitais sejam distribuídas, não copiadas, o que significa que cada dado individual pode ter apenas um proprietário.

Realidade virtual

A tecnologia de realidade virtual permite que o utilizador possa mergulhar numa experiência de visão 3D em tempo real, combinada com sons e dados de localização. Isso dá às pessoas a capacidade de alterar o seu próprio ambiente virtual e é algo que pode ser utilizado com mais frequência nos negócios.

Esta nova tecnologia pode ser usada para enviar mensagens poderosas a determinados públicos-alvo, visto que irá criar fortes conexões emocionais que mudam atitudes e acções.

Já estamos a testemunhar o surgimento de novas tecnologias que estão longe de alcançar as suas capacidades completas. No entanto, isso diz muito sobre as mudanças que se avizinham comunicação empresarial e como essas tendências irão perdurar nos anos vindouros.

Filipa Almeida tendências tecnológicas 5 tendências tecnológicas que vão a mudar a comunicação empresarial filipa foto

Filipa Almeida

Licenciada em Psicologia pela UC, pós-graduada em Marketing Digital e Micro-Mba em Gestão Empresarial.
Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.
Filipa Almeida tendências tecnológicas 5 tendências tecnológicas que vão a mudar a comunicação empresarial filipa foto

Latest posts by Filipa Almeida (see all)

About Filipa Almeida

Licenciada em Psicologia pela UC, pós-graduada em Marketing Digital e Micro-Mba em Gestão Empresarial. Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.

Os comentários estão fechados.

error:

Ao continuar a usar o site, concorda com o uso de cookies que possibilitam a melhoria dos nossos serviços. Pode alterar as definições de cookies a qualquer altura. mais informação

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close