Há certos princípios de marketing tão básicos mas que resultam extremamente bem para as marcas. Vamos fazer um breve resumo que o vai ajudar!
Conecte-se com os seus consumidores
As pessoas escolhem marcas porque essas marcas respondem às suas necessidades. Essas necessidades geralmente enquadram-se nalgumas categorias. Existem necessidades práticas, como um orçamento ou um prazo, esses clientes procuram marcas baratas ou de fácil acesso.
Algumas necessidades são emocionais, e as pessoas procuram marcas que as façam sentir felizes e concretizadas. Esses clientes procuram marcas que reflictam quem são ou a imagem que desejam projectar. A pergunta que deve fazer a si próprio é: que tipo de necessidade a minha marca preenche e como é que eu me posso ligar aos consumidores?
Um motivo para falar da sua marca
As pessoas falam sobre certas marcas quando essas marcas lhes dão algo para falar. Por exemplo, o anúncio “Dream Crazier” da Nike, com a voz da estrela do ténis Serena Williams. A Nike criou esse conteúdo porque a empresa estava a concentrar-se nas mulheres como um dos seus públicos-alvo em 2019, fazendo com as mulheres falem sobre a empresa e os seus produtos, passando uma mensagem profundamente emocional e que acaba por ser partilhada nas redes sociais.
Isso leva-nos à capacidade de partilha. Uma marca não quer que apenas os seus potenciais clientes falem sobre ela, mas sim que eles recomendem a marca a alguém. O vídeo, meme ou podcast precisa estar nas redes sociais. Se estiver focado na geração dos 20 e poucos anos, vai usar o SnapChat e o Instagram. Se está a tentar atrair as pessoas que tomam grandes decisões domésticas, o Facebook é a plataforma em que deve ter uma presença sólida.
Destaque-se da multidão
O que torna o seu negócio diferente dos outros, mesmo estando no mesmo sector? Por exemplo, considera-se uma pessoa da Apple ou uma pessoa da Microsoft? E qual a diferença entre os dois? Cada um destaca-se da multidão de empresas de tecnologia à sua maneira, e os clientes usam o carácter distintivo dessas marcas para se identificarem.
Preste atenção aos números
Actualmente pode monitorizar o desempenho da sua marca em tempo real. Preste muita atenção a métricas como o tráfego directo e o tráfego da sua página web, visto que o objectivo é que toda a partilha atraia potenciais clientes. Não monitorize apenas o site mas também as diversas redes sociais.
Conheça os gostos/desejos dos consumidores
A sua equipa de marketing deve concentrar-se no que os consumidores gostam na sua marca. Deve-se criar conteúdo e mensagens que sejam motivo de partilha, comentários e consequentemente gerem retorno. Esses princípios, quando são combinados com os canais de marketing correctos, podem criar um crescimento sustentável a longo prazo.
Filipa Almeida
Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.
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