O novo logótipo da Volkswagen tem apenas duas dimensões. A marca automóvel despede-se da tridimensionalidade e abraça uma identidade mais simples e moderna, tal como já tinha sido avançado no final de Agosto. Porém, ao contrário do que tinha sido indicado inicialmente, o novo logo não será a preto e branco. Pelo contrário, a marca decidiu acrescentar cores ao esquema cromático e abrir a porta até a uma versão em vermelho para os modelos GTI.
O rebranding da Volkswagen vai iniciar-se na Europa e envolve também a utilização de uma voz feminina. Em Outubro será a vez da China, América do Norte e América Latina, enquanto o resto do mundo fica para o ano que vem. No total, a Volkswagen terá que substituir cerca de 70 mil logótipos.
Este rebranding marca o início de uma nova era, uma grande aposta nos veículos eléctricos como foi notório no Salão do Automóvel de Frankfurt. Este futuro mais clean, mais ecofriendly pretende fazer esquecer o escandaloso Dieselgate e mudar a percepção do cliente.
O último resdesign tinha sido em 2000, deixando o logo ainda mais tridimensional. Em 2012 ocorreu uma nova actualização, mas quase imperceptível. Agora ocorre totalmente o oposto disso, as linhas são todas finas, sem efeito tridimensional algum e é a primeira vez que o “W” não toca na esfera. O novo logo pretende estar mais sintonizado com o mundo digital. Desde sua fundação, em 1937, esta é a 11° vez que a Volkswagen altera o logótipo.
Outro detalhe interessante é que o novo logótipo não foi desenvolvido por terceiros, e sim por uma equipa interna composta por designers que reuniu opiniões de todos os departamentos da empresa.
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Fonte: VW
Filipa Almeida
Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.
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