Marketing de recessão: 5 regras a seguir

Infelizmente com muitas empresas a encerrar temporariamente, a perder capacidade produtiva e com quebras nas encomendas é óbvio que vamos entrar numa nova recessão. Por norma, as recessões destroem negócios mal preparados. Se não quer que a sua empresa sofra o mesmo destino, é imperativo criar uma estratégia de marketing de recessão agora, não quando a recessão estiver instalada.

Nos últimos anos, muitas empresas têm sido criadas, diversos empreendedores puseram mãos à obra e para grande parte, esta será a primeira recessão. Portanto vamos analisar as estratégias de marketing de recessão mais bem-sucedidas e compilamos cinco regras que deverá seguir:

1 – Não corte arbitrariamente o seu orçamento de marketing

Quando ocorre uma recessão, o marketing normalmente é uma das primeiras áreas a sofrer um corte. Isto é um erro. Está mais que documentado que reduzir o orçamento de marketing numa desaceleração económica ajudará apenas a defender os lucros no curto prazo. No fundo, a marca emergirá da desaceleração mais fraca e muito menos lucrativa.

Construir e manter uma marca que os consumidores reconheçam e confiem é uma das melhores maneiras de reduzir o risco quando a economia desacelera. É por isso que, em cada ciclo de recessão, as empresas com forte presença estão no topo.

Cortar o orçamento para marketing durante uma recessão é uma reacção que muitos empresários inexperientes terão. Se os seus concorrentes cortarem orçamentos, a sua empresa verá um retorno ainda maior a longo prazo. Em vez de fazer cortes, analise objectivamente (com dados) onde está a investir o seu dinheiro e qual o retorno que está a ter.

2 – Analise o comportamento do seu público-alvo

O sucesso da sua estratégia de marketing depende da análise que faz ao comportamento do seu público-alvo. Para isso, já existem inúmeras fontes que compilam dados (por exemplo o Google Analytics) que pode facilmente extrair e analisar.

É importante analisar o seu comportamento durante a recessão porque as pessoas mudam à medida que o mundo à sua volta muda. O que aconteceu numa crise, pode não acontecer na seguinte. Descubra as suas motivações e tendências de comportamento durante a crise.

O seguinte modelo dividiu os clientes em 4 grupos:

Consumidores que cortam os gastos: Sente-se atingido financeiramente e por isso mais vulnerável. Consequentemente reduz todos os tipos de gastos, eliminando, adiando, diminuindo ou substituindo compras. Neste grupo enquadram-se pessoas com baixos rendimentos e pessoas ansiosas mesmo que tenham bons rendimentos.

Consumidores que sentem as dores: Tendem a ser resilientes e optimistas em relação ao futuro, mas menos confiantes quanto às perspectivas de recuperação no curto prazo. Também cortam os seus gastos mas de forma menos agressiva. Este tipo de consumidor constitui o maior segmento, por norma não é afectado por situações de desemprego.

Consumidores confortavelmente abastados: Sentem-se seguros e capazes de enfrentar os obstáculos actuais e futuros. Apesar de tudo mantêm os seus consumos, mas agora tendem a ser um pouco mais selectivos, contidos e discretos em relação a suas compras. Neste segmento incluem-se pessoas com estabilidade financeira.

Consumidores que vivem o dia-a-dia: Este tipo de consumidor não se preocupa com a economia e continua a viver o seu dia-a-dia com uma certa normalidade. Os consumidores deste grupo respondem à recessão principalmente estendendo seus cronogramas para fazer grandes compras. Geralmente urbanos e mais jovens, é mais provável que gastem em experiências do que em bens materiais (com excepção dos equipamentos electrónicos). É improvável que eles mudem seu comportamento de consumo, a menos que fiquem desempregados.

Truque: o cerne de uma campanha bem sucedida durante uma crise está na psicologia! Uma recessão é um momento difícil para a maioria dos consumidores, reinam sentimentos como o medo, preocupação e ansiedade. Ao apelar ao lado emocional dos consumidores, a sua empresa terá mais hipóteses de se conectar e persuadi-los.

3 – Analise e acompanhe a conjuntura

Em tempos de crise é expectável que o marketing digital sofra um crescimento dado que permite campanhas mais precisas, específicas e mensuráveis (comparativamente às campanhas publicitárias tradicionais).

Para estar a par do panorama e das tendências de mercado necessita de dados, dados esses que podem ser fornecidos por ferramentas como o Google Analytics, e de alguém que os analise. Só assim pode identificar as estratégias de marketing com melhor desempenho e aquelas que podem ser descontinuadas sem ter impacto nas vendas.

Durante uma recessão, saber exactamente o retorno de cada investimento em marketing é a chave para a sobrevivência. O marketing é mensurável e pode ser direccionado, apresentando-se como uma estratégia de baixo custo e alto retorno.

4 – Foco nos clientes existentes

Não é segredo que o custo de aquisição de clientes é bem elevado, por isso, é imperativo que as empresas apostem na retenção. Lembre-se que a sua base de clientes é um dos mais importantes activos.

Verifique se as suas estratégias de marketing estão focadas nos seus clientes mais valiosos, felizes e leais. Mantenha-os satisfeitos e recompense a sua lealdade. Esses clientes retribuirão com recomendações.

5 – Aumente as taxas de conversão testando, aprimorando e repetindo

Pode estudar a jornada do consumidor, analise cada passo e crie campanhas que deverão ser alvo de ajustes. Mais uma vez, lembre-se que tudo o que faz online pode e deve ser analisado. Deverá reunir o máximo de informações acerca de cada campanha para a aprimorar, apontando oportunidades e áreas problemáticas.

A seguir, teste diferentes ajustes nas suas estratégias. Lembre-se que se fizer o mesmo, não pode esperar resultados diferentes! Este é um processo simples, os empresários que prosperam em recessões são os que são adaptáveis.

Precisa de ajuda com marketing durante uma recessão?

Somos uma agência que pretende rentabilizar os seus investimentos em publicidade e marketing. Se está preocupado com sua estratégia de negócios durante a crise que se avizinha teremos todo o gosto em ajudá-lo. Este é o momento para agir, não espere que a crise esteja instalada. Aprimore a sua estratégia de marketing de recessão agora e, quando chegar a altura, estará preparado. Fale connosco!

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Filipa Almeida

Licenciada em Psicologia pela UC, pós-graduada em Marketing Digital e Micro-Mba em Gestão Empresarial.
Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.
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Licenciada em Psicologia pela UC, pós-graduada em Marketing Digital e Micro-Mba em Gestão Empresarial. Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.

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