Marketing para Millennials

Descubra aqui como realmente fazer Marketing para Millennials ou Geração Y!

Quem são os Millennials ou Geração Y?

O senso comum das notícias faz-nos acreditar que essa palavra se refere às gerações super-jovens, como universitários e adolescentes. Mas não é bem assim. “Millennials” é o nome dado à geração que nasceu entre os anos de 1977 e 2000.
Contudo, é natural que as condições mudem ao passar dos anos, e hoje em dia as marcas procuram atingir os Millennials de várias formas. Sabe porquê? Porque actualmente eles representam a maior parte da força de trabalho mundial. Por isso, eles já têm um poder de compra extremamente significativo. Além disso, eles exercem grande influência na opinião das gerações mais velhas.
3 características mais importantes sobre os millennials:
1. Não são todos iguais
Além de ser um erro pensar nos Millennials como apenas adolescentes, é muito equivocado considerá-los todos iguais. A geração nascida entre 1977 e 2000 abrange uma parte imensa da população, e é impossível que todos tenham traços idênticos, certo? Por isso, pense em segmentos, não em generalização.
2. Já têm filhos
Mais da metade dos lares dos Millennials já possuem crianças.
Esse é um factor importante a ser considerado, principalmente na segmentação de campanhas. Além disso, eles acreditam que cuidar dos filhos é uma parceria: que não deve depender apenas da mãe, como era imposto antigamente. Isso reflete não apenas uma mudança de costumes como também de valores.
3. Estão sempre conectados
87% dos Millennials usam entre 2 e 3 dispositivos tecnológicos pelo menos uma vez por dia. Além disso, 56% deles afirmam que costumam estar entre o primeiro grupo a utilizar alguma novidade tecnológica — como os óculos de realidade virtual, por exemplo.

Qual a importância dos Millennials para o marketing?

Por representarem parte significativa da população e terem um grande poder de compra, a relevância desta geração nas estratégias de marketing é alta.
Contudo, os Millennials são exigentes e tem maneiras de procurar informação que são únicas, pelo que o marketing tradicional perdeu efectividade.
De acordo com uma pesquisa noticiada pela Forbes, apenas 1% dos Millennials afirmam que se sentiram impelidos a realizar uma compra após assistir um anúncio.
Um outro factor prende-se com aplicativos que bloqueiam anúncios invasivos, como o AdBlock, é amplamente difundido. Por isso, mais do que nunca, o inbound marketing é importante para atingir essa parcela da população.

Os millenials procuram autenticidade
Conteúdo de qualidade conquista os Millennials. Eles passam uma média de 25 horas online por semana — ou seja, o consumo de informação é intenso.
Contudo, não é qualquer tipo de post ou vídeo que vai conquistá-los. Eles valorizam a autenticidade, e procuram estar conectados mais com pessoas do que com marcas.
Ah, e sua relação com conteúdo não se resume apenas a ser expectador: essa geração também produz conteúdo em massa. É aí que está sua grande particularidade!
Uma vez que encontram uma marca em que confiam, eles querem participar e interagir com ela online — o que é uma oportunidade.

Eles acreditam nos outros consumidores
É um hábito comum dos Millennials o de procurar críticas online antes de fazer uma compra.
Por isso, é raro que essa parcela da geração se sinta compelida a realizar uma compra ouvindo um vendedor falar bem do produto, por exemplo.
É crucial entender que os Millennials tomam suas decisões sozinhos, analisando os prós e contras da maneira que se encaixa melhor para eles.
Como esta geração procura conectar-se com pessoas antes de se conectar com marcas.É aqui que entra o conceito de digital influencer — personalidades dos media que representam algum estilo de vida e possuem quantidades significativas de seguidores.
Os Millennials confiarão nelas mais do que em publicidade das marcas.

Eles estão em vários lugares
Com a facilidade de aceder à internet através de dispositivos móveis, hoje em dia é um erro assumir que o seu cliente realizará uma compra na sua loja online enquanto está sentado em casa, por exemplo.
Os Millennials precisam de soluções para resolver os seus problemas com a máxima brevidade possível. Ter maneiras de conectar a loja física com a loja online, por exemplo, é um ponto a favor. Não é à toa que uma das grandes novidades que a geração y trouxe consigo é o nomadismo digital.

Como fazer marketing para Millennials?

Se já investe em marketing de conteúdo, saiba que já deu alguns passos importantes para conquistar a geração y.

Fale com este público da maneira certa
Nunca se esqueça de que segmentar o seu público é importante. Os Millennials não são todos iguais, e cabe a si definir qual é o nicho que deve atingir. Procure entender qual é a melhor linguagem para utilizar e, principalmente, onde deve estar para os encontrar.
O Facebook é a principal rede social da actualidade, mas existem outras mais restritas que podem ser justamente onde o seu cliente estará. Snapchat, Pinterest, Instagram… Todas requerem uma linguagem específica e um conteúdo bem estruturado.

Seja autêntico
Inicialmente pode parecer complicado mas é pensando fora da caixa e conhecendo os factores mais fortes do seu negócio que esse “estilo” próprio transparecerá para os consumidores.
Invista numa imagem sólida, com valores claros e mantenha uma relação próxima com seus clientes e possíveis clientes. Isso valorizará a sua marca entre eles e, no melhor dos cenários, levará ao marketing boca a boca.

Contrate Millennials
A unicidade de cada um, aliada aos conhecimentos que ele deve ter sobre práticas de marketing e as características da empresa, pode abrir portas e trazer estratégias inovadoras que nunca seriam pensadas sem um representante dessa geração na equipa.

Conquiste a sua fidelidade
Uma vez que construírem uma relação de confiança com uma marca, os Millennials ficarão fiéis a ela. Contudo, não é uma tarefa simples estabelecer essa relação com eles. Esta geração é exigente e espera muito das marcas que admira.
Por exemplo, 75% considera importante que uma empresa faça algo em favor da sociedade, em vez de apenas lucrar. Os Millennials valorizam marcas que fazem mais do que é esperado.
Apoiar uma causa, fazer doações, realizar acções em prol de questões importantes e, mais do que tudo isso, tomar partido, são atitudes muito valorizadas por essa geração e que certamente os tornarão fiéis e promotores da sua empresa.

Continue a investir em marketing de conteúdo
As novas maneiras de se fazer marketing são pensadas para atingirem públicos como os Millennials ou Geração Y.  Esta geração valoriza marcas que procuram entender os seus clientes e solucionar seus problemas de forma verdadeira.
Além disso, o marketing de conteúdo envolve não apenas difundir informações relevantes, como precisa de presença nas redes sociais e de uma relação estreita com seus leitores. São atitudes que, certamente, serão bem-vistas aos olhos dos Millennials e um passo a mais para conquistar a sua confiança.

Filipa Almeida millennials Marketing para Millennials filipa foto

Filipa Almeida

Licenciada em Psicologia pela UC, pós-graduada em Marketing Digital e Micro-Mba em Gestão Empresarial.
Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.
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About Filipa Almeida

Licenciada em Psicologia pela UC, pós-graduada em Marketing Digital e Micro-Mba em Gestão Empresarial. Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.

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