A rede social Facebook lançou há uns dias a sua nova criptomoeda, Libra, juntamente com a sua nova carteira digital Calibra.
Esta nova moeda surge num panorama muito específico em que uma grande parte da população mundial não tem acesso a serviços básicos financeiros, sendo que metade dos adultos não têm uma conta bancária activa e esses número pioram para mulheres de países em desenvolvimento. Contará com o apoio de parceiros de peso, como a MasterCard, Farfetch, Spotify e Visa.
A Libra será usada para fazer transacções entre particulares e estabelecimentos, estando integrada em plataformas como WhatsApp e Messenger, esperando lançar esta carteira em 2020.
Segundo o Facebook esta nova carteira irá permitir o envio da Libra para qualquer pessoa que possua um smartphone, de uma maneira simples e instantânea. Com o passar do tempo esperam também oferecer serviços adicionais para pessoas e negócios, como pagar contas ou fazer compras, não precisando de carregar dinheiro ou cartões físicos.
Com o website oficial os interessados poderão fazer as transferências para a conta da Calibra, usando, o fornecedor de pagamentos, MasterCard, Visa PayPal e Stripe. A carteira vai poder ser utilizada como aplicação independente, para iOS e Android.
Em relação à segurança dos dados pessoais e privacidade, o Facebook reitera que a Calibra não irá partilhar dados com a rede social, quer sejam dados pessoais ou financeiros. A Calibra vai ter assim fortes protecções para manter as suas informações e dinheiro seguros. Vão também oferecer suporte caso perca o seu telemóvel ou a sua password, se alguém tiver acesso à sua conta e transferir dinheiro o cliente será reembolsado.
Os utilizadores poderão escolher receber o pagamento em Libra, mantendo o valor da criptomoeada ou podem fazer o câmbio na divisa doméstica, e terem a possibilidade de transferir o valor para um banco local.
A polémica com o logótipo da Calibra
É difícil negar que os logótipos da Current que se intitula “o banco da vida moderna” e da Caliibra são semelhantes. O logótipo da Current consiste num til integrado num círculo, e o logótipo do Calibra apresenta… um til dentro de um círculo. A própria Current brincou com a situação dizendo que “isto é que acontece quando só te sobra um lápis” porque o se círculo é um gradiente e o da Calibra é roxo.
Terá sido um erro inocente?
É um pouco complicado uma vez que os dois logos foram desenvolvidos pela mesma agência de São Francisco, a Character. Entretanto a Current já solicitou a um gabinete de advogados que apurasse se há matéria que constitua uma violação de patente ou marca registada.
Imagem: Current
Filipa Almeida
Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.
Latest posts by Filipa Almeida (see all)
- Qual a estratégia de marketing a adoptar em tempos de crise? - Maio 5, 2020
- O impacto do distanciamento social no Facebook - Março 30, 2020
- O que é o TikTok? - Março 27, 2020