Como planear a produção de um vídeo

11 passos para um projecto bem-sucedido – Como planear a produção de um vídeo

Existem muitos tipos de vídeos para promover o seu produto ou empresa e diversos factores e custos envolvidos na produção de um vídeo. Com este artigo pretendemos dar-lhe uma ferramenta para planear a produção de um vídeo. O sucesso do seu projecto será amplamente determinado pelo tempo e esforço que colocou no seu planeamento.

Lista de verificação de pré-produção

O desafio desta fase de produção de um vídeo é que, embora seja a fase mais importante de produção, também é a mais exigente. É relativamente fácil organizar os profissionais, equipamentos e tempo de edição, mas quanto vale uma ideia? Se deseja que o seu projecto de vídeo seja bem-sucedido, considere as seguintes tarefas críticas na fase de pré-produção:

1. Defina o seu objectivo comercial. Direccionar o tráfego para uma página de destino? Motivar seus clientes a comprar o seu produto? Diferenciar a sua empresa dos seus concorrentes? A lista é infinita, mas cada objectivo comercial deve ter um resultado mensurável. A falta de foco claro é a principal razão pela qual os vídeos falham!

2. Defina a sua audiência. Precisa saber quem são os seus clientes e potenciais clientes para diferenciar a sua mensagem. Qual é a composição demográfica, necessidades, preferências e preconceitos dessa audiência?

3. Desenvolva a sua mensagem: ideias, temas ou tópicos a comunicar. Idealmente, há apenas uma mensagem. Obviamente, quanto mais mensagens incluir, menores as hipóteses de memorização.

4. Qual é o seu orçamento. É importante ser realista e ajustar as ideias ao orçamento disponível.

5. Difusão do vídeo. Uma audiência televisiva é muito diferente de uma audiência num portal de negócios e diferente de alguém que visualiza o seu vídeo num dispositivo móvel.

6. Conceito – Qual é a grande ideia. Muitas vezes os projectos de vídeo começam como conceitos em busca de um propósito. A grande maioria dos conceitos são conduzidos por requisitos práticos e criativos. O “conceito” ou a “ideia” podem ser tão simples ou podem ser tão complexos como a imaginação e o orçamento o permitem. De qualquer forma, é aí que o valor é criado.

7. Storyboard: é um resumo de como percebemos essa ideia. O “storyboard” é criado para delinear as várias secções do seu vídeo. Contempla, ainda, a voz-off; grafismos; banda sonora, locais de filmagem… Determina o estilo, o fluxo, a duração e a estrutura do seu vídeo.

8. Duração do vídeo. Mais curto é melhor, mas mais curto também é mais difícil. O mais curto parece mais arriscado porque temos de restringir a mensagem para algumas ideias-chave. Porém, no que toca a uma demonstração do produto o público pode querer mais informação.

9. Aprovações. Quem deve estar envolvido no processo de aprovação? Isso é muito importante em grandes organizações. Se não distribuir o storyboard pelos responsáveis poderá haver um choque de ideias.

10. Quantas reuniões e pessoas estão envolvidas no processo de produção de vídeo? Quanto melhor a colaboração, melhor será o resultado.

11. Programação e planeamento da produção. Antes de filmar pense na localização, iluminação, áudio e eventuais problemas logísticos; Permissões, seguros e estacionamento; Equipa, câmara, áudio, iluminação; Equipamento, tipo e número de câmaras; Figurantes e Actores, horários, guarda-roupa e maquilhagem; Meteorologia e finalmente o Cronograma.

Se considerar todas as etapas acima descritas terá uma maior probabilidade de sucesso na sua próxima produção de vídeo. Para produção e orçamentação de um vídeo institucional, promocional ou turístico fale connosco!

Filipa Almeida produção de um vídeo Como planear a produção de um vídeo filipa foto

Filipa Almeida

Licenciada em Psicologia pela UC, pós-graduada em Marketing Digital e Micro-Mba em Gestão Empresarial.
Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.
Filipa Almeida produção de um vídeo Como planear a produção de um vídeo filipa foto

About Filipa Almeida

Licenciada em Psicologia pela UC, pós-graduada em Marketing Digital e Micro-Mba em Gestão Empresarial. Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.

Os comentários estão fechados.

error: