Vamos ser honestos, quem lê os termos e condições quando se inscreve em algo? Bem, 22.000 pessoas inscreveram-se involuntariamente para realizar 1.000 horas de serviço comunitário em troca de Wi-Fi gratuito. Incrível, não?
O fornecedor público Wi-Fi Purple adicionou um item interessante aos seus termos e condições para ilustrar a “falta de consciência do consumidor” aquando da inscrição em serviços de Wi-Fi gratuitos.
Ao concordarem com com os termos e condições, as pessoas inconscientemente consentiram com uma “cláusula de serviço comunitário” de mil horas.
O utilizador pode ser obrigado, segundo a Purple, a realizar serviço comunitário. Isso pode incluir o seguinte: limpeza de parques locais de resíduos animais; Abraçar cachorros e gatos perdidos; aliviar manualmente os bloqueios de esgoto; limpeza de sanitários portáteis em festivais e eventos locais; pintura de conchas e raspagem de pastilhas elásticas nas ruas. Aparentemente, durante as semanas em que essa cláusula vigorava nos termos e condições, apenas uma pessoa a detectou.
A partida faz parte do anúncio da Purple de que é o primeiro provedor de Wi-Fi compatível com o regulamento geral de protecção de dados (GDPR), estando em sintonia com a nova legislação que entra em vigor em maio de 2018. As novas leis GDPR introduzirão uma condição que exigirá “Consentimento inequívoco” antes que os dados pessoais ou comportamentais dos usuários possam ser usados para fins de marketing.
“Os utilizadores do Wi-Fi precisam ler os termos e condições quando se inscrevem para aceder a uma rede. Com o que concordam, quais os dados que partilham e qual a licença que dão aos provedores dos serviços? Esta experiência mostra que é muito fácil marcar um caixa e consentir algo injusto, sem termos noção disso”, diz Gavin Wheeldon, CEO da Purple.
Felizmente, a empresa não tem intenção de forçar ninguém a trabalhos comunitários… Que alivio!
Notícia retirada da Mashable.
Filipa Almeida
Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.
Latest posts by Filipa Almeida (see all)
- Qual a estratégia de marketing a adoptar em tempos de crise? - Maio 5, 2020
- O impacto do distanciamento social no Facebook - Março 30, 2020
- O que é o TikTok? - Março 27, 2020