1.Defina o ORÇAMENTO
Se leva a sério a promoção do seu negócio, tem de investir uma parte do lucro na sua estratégia de marketing. Não sabe quanto? Uma boa regra é dedicar cerca de 10% da sua receita anual bruta ao marketing e comunicação da sua empresa.
2. Defina os OBJECTIVOS da sua estratégia de marketing – seja SMART
Se não definir metas, como saberá se sua estratégia de marketing é eficaz? Verifique se as metas definidas são SMART: específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e oportunas. As metas que definir determinam o modo como orienta as suas actividades de marketing e relações públicas. Por isso, reserve um tempo para definir objectivos.
3. Defina o BRANDING
Independentemente das tácticas que pretende adoptar é importante que o BRANDING seja consistente nos vários canais de comunicação. Se um cliente acede ao seu site, página no Facebook ou newsletter, a aparência geral das suas mensagens deve ser a mesma. A melhor maneira de o fazer é definindo directrizes claras da marca.
O Branding é muito mais que um LOGÓTIPO e consiste em:
– Palete de cores;
– Os recursos gráficos usados (fotografias e grafismos);
– As fontes (tipos de letra) que serão usados no site, gráficos, brochuras e qualquer outro conteúdo de marca;
– Tipo de vocabulário e tom usado nos conteúdos.
4. Actualize o seu site
Quando foi a última vez que avaliou o desempenho do seu site? É importante que esteja a par das métricas e das estatísticas facultadas pelo Google Analytics.Garanta que o site é visualmente atraente, além de seguir as boas práticas de optimização para motores de busca (SEO). Este último parâmetro é fulcral dado que mais de 50% do tráfego é proveniente de mecanismos de pesquisa!
Ao avaliar o seu site, faça as seguintes perguntas: (e seja imparcial)
– É compatível com dispositivos móveis? Tem de ser! Até 70% do tráfego é proveniente de dispositivos móveis e mais de 60% dos utilizadores de smartphones afirmam que têm maior probabilidade de comprar a empresas com sites adaptativos;
– Com que rapidez ele carrega? Quase metade (47%) dos utilizadores espera que uma página seja carregada em 2 segundos ou menos, e 39% abandonará o site se as imagens carregarem lentamente;
– É visualmente atraente? Uma empresa tem 10 segundos para impactar positivamente o visitante. Quase metade (48%) dos visitantes determinará a credibilidade de uma empresa com base no website.
– Os textos estão bem redigidos? É importante que os textos sejam atractivos e não apresentem erros.
– É optimizado para mecanismos de busca? Ao seguir as melhores práticas de SEO chegará mais facilmente a potenciais clientes
Também deverá ponderar os benefícios da incorporação de um chat. Este poderá ser mais um canal de se ligar aos visitantes, aumentar o nível de envolvimento, melhoram o atendimento ao cliente, agilizam o processo de compras, personalizam a comunicação, melhoram a taxa de resposta e automatizam tarefas repetitivas.
5. Mantenha o BLOG activo
Produzir artigos para a área de blog com regularidade pode melhorar a sua estratégia de marketing. Se um dos objectivos da sua estratégia de marketing é aumentar o tráfego do site, o Blog tem de ser bem explorado. De acordo com pesquisas recentes:
– Um site com área de Blog melhora o seu posicionamento nos motores de busca;
– Existe uma relação directa entre o número de publicações e tráfego.
A existência de um blog com artigos relacionados com a área de actuação da sua empresa melhora a notoriedade tornando-o um expert na matéria.
6. Incluir campos para subscrição de NEWSLETTERS
A maior parte das pessoas pensa que o email marketing não funciona porque a generalidade das empresas compra listas de emails. Mas, se construir uma base de clientes e potenciais clientes eles querem estar a par das novidades, sejam novos produtos, sejam campanhas.
Eis alguns dados a reter:
– O email marketing apresenta um bom retorno;
– 81% dos compradores que recebem e-mails com base em hábitos de compras voltam a comprar (importante na fidelização);
– 72% dos consumidores preferem receber conteúdo promocional por email do que nas redes sociais.
7. Marque presença nas REDES SOCIAIS
Com biliões de utilizadores nas diversas redes sociais, vale a pena investir numa presença profissional. Não precisa investir em todas as plataformas. Pesquise o seu público-alvo para determinar quais as redes que os seus clientes e potenciais clientes usam. Crie uma presença envolvente e profissional.
8. Invista em PUBLICIDADE
Graças aos algoritmos das redes sociais a exibição de conteúdo orgânico é mais difícil. Assim, é fulcral incluir publicidade na sua estratégia de marketing. Planeie pelo menos uma campanha publicitária para aumentar a sua visibilidade. É importante que realize alguns testes para analisar quais as melhores plataformas para a sua marca e quais tipos de anúncio com mais interacções. Estes dados fornecem informações úteis quais os tipos de actualizações são mais atraentes e como moldar sua mensagem de maneira a conectar-se melhor com o seu público-alvo.
9. Explore o Google ANALYTICS e ajuste a sua estratégia de marketing
Por fim e não menos importante é imperativo que efectue uma análise regular dos dados disponíveis no Google Analytics! Basicamente o Analytics é uma plataforma que faculta diversas estatísticas dos visitantes do seu site. Por isso dedicar algum tempo a esta análise fornecerá dados para que redefina a sua estratégia.
Este artigo pretende ser um guia geral para que a sua empresa trabalhe diversas áreas do marketing. Se pretende destacar-se perante os seus potenciais clientes fale connosco.
Filipa Almeida
Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.
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