Este artigo é para aqueles que gerem redes sociais e querem, de facto, marcar a diferença. Sabia que nesta nova década as fotografias más menos boas e as cores fortes estarão em destaque? Como fotografar para se destacar?
Várias tendências de fotografia para 2020 focam-se na expressão criativa, que geralmente consiste em desconsiderar o que é popular. Se deseja preencher o seu feed do Instagram com imagens que sejam tendência ou deseja saber como ir contra a multidão, aqui estão os tipos de imagens que podem ser tendência em 2020.
Imagens honestas
A fotografia autêntica tem sido uma tendência na maior parte desta década, mas em 2020 pode ir mais além fazendo-nos repensar o acto de fotografar. A tendência para imagens autênticas pode ir tão longe que fotógrafos profissionais trabalham para fazer com que suas imagens não pareçam trabalhadas.Esta é uma tendência apelidada de “Real and Raw” ou “Express yourself”. As fotografias profissionais terão como objectivo misturar-se com o conteúdo dos feeds das redes sociais mas mantendo a qualidade.
Embora as redes sociais tenham a tendência de criar a ilusão de que todos vivemos uma vida perfeita, uma parte dos utilizadores começa a afastar-se dessa ideia, partilhando momentos mais reais.
Fotografar para quebrar o estigma
As fotografias, intencionadas ou não, tendem a reforçar estereótipos. Várias das tendências fotográficas projectadas para 2020 visam reverter essa tendência e acabar com o estigma. Ligando-se de perto à tendência de imagens brutas e mais honestas, as empresas de podem aproveitar para expressar os seus valores, a sua identidade.
Mensagens
Existe uma tendência para que as pessoas e as marcas se unam em torno de causas. Na fotografia essa tendência materializa-se em imagens com um senso de comunidade. Assim, nas redes sociais as principais marcas trabalharão no sentido de apoiar diferentes causas e organizações sem fins lucrativos.
Imagens expressivas com cores fortes
Há claramente um interesse crescente em sobreposições, rabiscos e ilustrações. Esse interesse deriva em grande parte dos stories em que é possível colocar adesivos e recorrer a ferramentas de desenho.
As cores que estão a crescer em termos de popularidade são: Lush Lava (arrojado vermelho-laranja); Aqua Menthe (mistura de azul-menta); e Phantom Blue (mistura de índigo escuro e azul marinho). Embora as cores sejam muito diferentes, as três são altamente saturadas.
Se pretende destacar-se no feed das redes sociais com fotografias marcantes fale connosco. Se calhar nunca pensou que saber fotografar é uma forma de comunicar poderosas mensagens!
Filipa Almeida
Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.
Latest posts by Filipa Almeida (see all)
- Qual a estratégia de marketing a adoptar em tempos de crise? - Maio 5, 2020
- O impacto do distanciamento social no Facebook - Março 30, 2020
- O que é o TikTok? - Março 27, 2020