Spammer: Do inglês, pessoa que envia diversos emails ou mensagens (geralmente publicidade) sem autorização do receptor.
Se há uns anos eram as mensagens de Boas Festas agora são os emails… Diga a verdade, quantos emails de Boas Festas não recebeu e apagou de imediato?
Nesta altura todos nós (ou quase todos) caímos na tentação de enviar email para TODOS os contactos. Quer sejam clientes, fornecedores, potenciais clientes, ex-clientes… TODAS estas pessoas vão receber um email padronizado, pessoas com as quais não tem um contacto há semanas, meses ou anos. É estranho, não?
Infelizmente é muito frequente recebermos emails de Boas Festas que não são personalizados e são enviados de forma massiva. Qual o impacto que isto tem?
Basicamente habilita-se a que algumas pessoas o sinalizem como spam e a maior parte verá que é um email de Boas Festas e apaga-lo-á de imediato. Não se esqueça que para além do seu email estas pessoas vão receber mais 10, 20 ou 30 emails semelhantes no mesmo período de tempo. Emails que se vão misturar com assuntos urgentes. O retorno disto é quase residual!
Mais uma dica, coloque os emails dos destinatários no campo BCC. Para além de cumprir o RGPD fica sempre bem manter o anonimato quanto aos endereços. Mas o que significa o BCC? O campo BCC – do inglês Blind Carbon Copy – permite enviar um email a destinatários não mencionados nos campos To: e Cc: mas sem que haja conhecimento acerca dos destinatários para os quais é enviada a mensagem.
Se ainda assim quer enviar o tal email natalício não se esqueça de:
Planear – Crie um conteúdo de qualidade e não envie o email para todos os seus contactos (escolha-os bem).
Design – Marque a diferença, faça algo que fique na memória do destinatário.
Conteúdo – Ao escolher a mensagem certa está a criar uma oportunidade de conquistar clientes felizes.
Lembre-se de que, nos próximos dias, haverá um aumento de emails o que poderá incomodar alguns destinatários que não envolvidos com a marca. Evite o spam para não prejudicar a reputação da sua empresa.
Aproveite esta época para ganhar o cliente, para aumentar a proximidade… Faça um telefonema ou envie um postal por correio. Com este gesto vai criar um relacionamento duradouro e aumentar o conhecimento da marca da sua empresa.
Se pretende uma comunicação eficaz da sua empresa fale connosco.
Filipa Almeida
Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.
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