A rede social quer dizer adeus a um dos 7 pecados mortais: a vaidade!
Depois da última conferência F8 em Maio o Instagram começou a testar uma nova funcionalidade no Canadá. Esse teste consistem esconder o número de likes nas publicações. Aparentemente, esse teste expandiu-se recentemente a mais países, entre eles: Austrália, Brasil, Irlanda, Itália, Japão e Nova Zelândia!
Qual a razão desta medida?
O Instagram quer que os seguidores se foquem nos conteúdos e não no impacto das publicações. Basicamente apenas o gestor de uma página ou o proprietário de um perfil terá acesso às contagens de likes. Obviamente que isto representa uma grande mudança de paradigma. O número de likes não pode ser a melhor maneira de medir o seu sucesso e não pode ser de modo algum sinal de status nesta plataforma.
Posso integrar este estudo?
À semelhança dos testes que ocorrem no Facebook, também no Instagram não há a possibilidade de integrar ou não um teste. As contas são seleccionadas de forma aleatória. Será isto uma maneira de preservar a essência do Instagram e não cair nos mesmos erros em que o Facebook caiu? As redes sociais foram criadas para conectar pessoas, baseando-se na autenticidade e infelizmente nos últimos tempos assistimos a uma progressiva degradação.
Como é que esta medida pode impactar os influencers e as marcas?
Eis a grande questão para o público em geral e um quebra-cabeças para as marcas! Se pensarmos bem é só uma questão de perspectiva porque as stories não têm métricas públicas e mesmo assim o seu sucesso é garantido, nesse caso o foco é o conteúdo. Além do mais as marcas libertar-se-ão dos horários para publicar (noutro artigos havemos de falar disto).
Se já temos alertas relativamente ao tempo que passamos nas redes sociais, este novo paradigma contribui para a nossa sanidade mental “Será que o número de likes na minha selfie é importante? O que contribui para a minha felicidade?”
É claro que esta mudança vai ter um impacto no negócio dos influencers e na sua relação com as marcas. Actualmente as marcas preocupam-se mais com o alcance e a taxa de engagement do que com os seguidores. Assim, sem a capacidade de visualizar publicamente os likes de um influenciador pode ser mais difícil avaliar a participação da comunidade. Perdem os influenciadores, ganha o Instagram que pode ter um aumento nas suas receitas de publicidade. Através de anúncios pagos as marcas obterão um maior alcance.
Há também a componente criativa… É possível que haja uma maior aposta em conteúdos artísticos, diferentes e únicos se os likes forem omitidos.
Como ficam as empresas no Instagram?
Basicamente terão de apostar na criatividade e ao invés de analisar o impacto através de likes, analisar outras métricas que possam influenciar o seu negócio. Os likes sempre serviram para “tapar o sol com a peneira” e com esta mudança as empresas terão de analisar o que realmente está a funcionar.
Procura maneiras de obter mais envolvimento no Instagram? Fale connosco.
Filipa Almeida
Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.
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