A mais recente acção do McDonald’s do Japão tinha tudo para dar certo, mas não deu. Isto é uma prova de que o designer tem de se precaver de todas as formas possíveis e imaginárias!
Os copos de plástico que estão a ser distribuídos pelos restaurantes da cadeia McDonald’s no Japão estão a tornar-se populares nas redes sociais. Tudo porque alguns consumidores descobriram uma forma de manipular por completo o efeito visual criado pelas ilustrações nos copos.
Os recipientes no centro das atenções são os do refrigerante McFizz, estes copos apresentam, em cada um dos lados, diferentes imagens, aparentemente inocentes, de um rapaz e de uma rapariga. O objectivo é que, quando o recipiente estiver vazio, seja criada a ilusão de que os bonecos se estão a beijar.
Teoricamente os bonecos enamoram-se e ao encontrarem-se beijam-se. Tudo muito bem intencionado até certo ponto, já que inclinando os recipientes que são transparentes, em determinados ângulos o resultado passa a ser… maroto. A partir daí, milhares e milhares de imagens estão a inundar as redes sociais num Kamasutra sem fim.
É tudo uma questão de ângulo e não um erro na impressão dos copos. Mas é válido retirar do caso algumas lições sobre a experiência sempre depender do utilizador.
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Filipa Almeida
Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.
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