Se desenvolvida correctamente, a presença online pode multiplicar várias vezes as receitas de um negócio. Mas ter uma boa presença na Internet não é fácil, não é de todo raro depararmo-nos com erros num site empresarial! A maior parte das pessoas que constroem sites não têm o conhecimento e experiência suficientes para o fazer correctamente. Há, muitos aspectos que devem ser evitados, na Dreamweb os nossos webdesigners seguem as boas práticas de desenvolvimento web.
Vamos enunciar os 5 erros mais comuns num site empresarial e que deverá evitar.
1. Concentre-se nos conteúdos
Deixe-se de planos elaborados, cheios de animações. O importante é o conteúdo do seu site! Cada página deve focar um assunto específico e o site deve evoluir com conteúdo novo e exclusivo. Conteúdo de qualidade e actualizações frequentes são a chave para aumentar a visibilidade do seu site.
2. Certifique-se de que está a passar a mensagem correta
Em marketing, quando se cria uma campanha tem de se criar e direcionar a mensagem de forma a vender os seus produtos eficazmente. Da mesma forma, ao estruturar um site de empresa terá de pensar como um verdadeiro marketeer: estudar os seus concorrentes, escolher o seu target, escolha a mensagem que quer transmitir e só então construa a estrutura e o conteúdo do seu site.
3. Promova o seu site
Este é definitivamente o erro que toda a gente comete. Mais de 90% dos sites que estão online não são promovidos de todo. É como comprar abrir uma loja num canto, abrir a porta e esperar que os clientes como que por magia entrem sem criar estratégias para a divulgar. Promover e publicitar um site de empresa é na realidade um esforço significativo e consome muito tempo. Se não é um perito nesta área, arranje alguém que o seja para fazê-lo por si. Otimizar o conteúdo do seu site de forma a que este apareça no Google, abrir contas no Facebook, Twitter, Google+ e outras redes sociais, promover o seu site em fóruns e blogs, criar anúncios, usar ferramentas sociais e widgets, newsletters, entre outros… a lista é extensa! Há milhares de maneiras de promover o seu site, o mais difícil é selecioná-las.
4. Actualize o conteúdo do seu site regularmente
A internet tem milhões de sites e aqueles que não são atualizados morrem lentamente. Ninguém quer visitar um site pela segunda vez e não encontrar nada de novo! Além disso, do ponto de vista do Google e outros motores de busca, estes sites não apresentam mais-valias, pelo que obtêm classificações muito baixas. Torne-o dinâmico adicionando novos produtos ou serviços, publique notícias, artigos, comentários de clientes, portfólios, eventos, entre outros. Mas não deixe o seu site morrer.
5. Comunique online
Comunicar com o seu público é muito importante não só para atrair clientes mas também para aumentar o a quota de mercado do seu negócio ou marca. Para comunicar eficientemente online, vai precisar de usar as ferramentas certas. É necessário conectar-se com o seu público e estabelecer um canal de comunicação directo usando as ferramentas existentes.
Existem centenas de ferramentas que podem ajudá-lo a enviar newsletters, divulgar as notícias ou os produtos da sua empresa, criar cupões, online, etc. Pode também integrar as vendas, a faturação e o apoio ao cliente. O seu site pode ser muito mais que uma brochura da empresa. Investir nele vai dar-lhe a vantagem competitiva que apenas alguns têm.
Filipa Almeida
Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.
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