O que é o dropshipping?

O que é um negócio que assenta no Dropshipping?

Dropshipping pode parecer um termo estranho, mas ultimamente tem sido amplamente utilizado. O dropshipping é uma maneira de vender online, onde o vendedor actua como o intermediário entre o fornecedor e o cliente final. O vendedor é apenas responsável pela tarefa de promover o produto e vendê-lo. A fim de ter sucesso, é preciso ter um público-alvo bem definido, investir estrategicamente em marketing digital, ter a capacidade de tomar decisões que vão de encontro às necessidades do público-alvo e conseguir manter a comunicação entre o fornecedor e o cliente final.

A grande diferença do dropshipping é que o vendedor não gere nem tem o seu próprio inventário. Assim, o vendedor compra o produto ao fornecedor quando tem encomendas para esse produto.

Quais as vantagens do dropshipping?

1. Não necessita de um grande investimento – Esta é certamente a maior vantagem, pois é possível criar uma loja online sem ter que investir muito dinheiro. Também não terá muitas despesas com o aluguer de armazéns para guardar o inventário. Com o dropshipping, não é necessário comprar o produto antes do cliente final a ter comprado a si. Assim é possível começar este negócio sem grandes investimentos e minimizar os riscos.

Fácil de começar – Não ter que se preocupar com as despesas de armazém, visto que compra directamente ao fornecedor.

Flexibilidade – Só necessita de um computador com acesso a internet. Visto tratar-se de uma loja online, não terá que alugar um escritório, visto que apenas uma conexão à internet será o suficiente. Deste modo, poderá gerir a sua loja online da sua própria casa, proporcionando-lhe uma vasta flexibilidade em termos de localização.

Fácil de evoluir – Com um negócio tradicional, se tiver cada vez mais trabalho, terá que investir cada vez mais dinheiro no seu negócio. Com o dropshipping, não terá que se preocupar com essas despesas porque elas estarão a cargo do fornecedor, o que lhe vai permitir expandir sem ter de investir grandes montantes. Claro que, quanto mais vender mais trabalho terá, principalmente no atendimento ao cliente e no serviço pós-venda. No entanto e comparando com um negócio mais tradicional, estará em vantagem.

Quais as desvantagens do dropshipping?

Baixas margens – Ter baixas margens é a maior desvantagem neste negócio. Por ser tão fácil de começar sem ter que fazer grandes investimentos, a concorrência é elevada e estimulada pelos diversos marketplaces. Muitos empreendedores como investiram tão pouco no início ficam satisfeitos com pequenas margens.

Inventário – Quando se tem um armazém, é fácil perceber a quantidade de stock que tem de cada produto. Mas quando trabalha com vários fornecedores, em que cada um tem o seu armazém, torna-se mais difícil saber saber a disponibilidade de cada artigo. É possível, através da tecnologia, estar a par do inventário, só que nem todos os fornecedores possuem esse tipo de ferramentas.

Transporte – Se trabalha com vários fornecedores, poderá ter de trabalhar com várias transportadoras, o que leva a ter mais custos com o transporte das mercadorias e dificuldade de controlo das entregas.

Erros – Como o negócio funciona sem o seu envolvimento em todas as fases do processo, isto pode levar a erros que não terá culpa. Por exemplo, compraram-lhe um produto e assim que fala com o fornecedor para o encomendar este diz-lhe que acabou o stock. Ou, a transportadora enviou a encomenda para a morada errada, o que faz com que chegue uns dias mais tarde do que aquilo que tinha combinado com o cliente final. Estes problemas, apesar de não serem culpa sua, é para si que o cliente final vai ligar para reclamar. Ao mesmo tempo, podem até deixar críticas negativas no seu website ou página de Facebook, o que pode afectar o seu negócio, ainda que não tenha sido o responsável directo pelos erros cometidos.

Se pretende iniciar um negócio online nada melhor que falar connosco. Somos especialistas em ecommerce.

Filipa Almeida dropshipping O que é o dropshipping? filipa foto

Filipa Almeida

Licenciada em Psicologia pela UC, pós-graduada em Marketing Digital e Micro-Mba em Gestão Empresarial.
Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.
Filipa Almeida dropshipping O que é o dropshipping? filipa foto

About Filipa Almeida

Licenciada em Psicologia pela UC, pós-graduada em Marketing Digital e Micro-Mba em Gestão Empresarial. Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.

Os comentários estão fechados.

error:

Ao continuar a usar o site, concorda com o uso de cookies que possibilitam a melhoria dos nossos serviços. Pode alterar as definições de cookies a qualquer altura. mais informação

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close