O que é um negócio que assenta no Dropshipping?
Dropshipping pode parecer um termo estranho, mas ultimamente tem sido amplamente utilizado. O dropshipping é uma maneira de vender online, onde o vendedor actua como o intermediário entre o fornecedor e o cliente final. O vendedor é apenas responsável pela tarefa de promover o produto e vendê-lo. A fim de ter sucesso, é preciso ter um público-alvo bem definido, investir estrategicamente em marketing digital, ter a capacidade de tomar decisões que vão de encontro às necessidades do público-alvo e conseguir manter a comunicação entre o fornecedor e o cliente final.
A grande diferença do dropshipping é que o vendedor não gere nem tem o seu próprio inventário. Assim, o vendedor compra o produto ao fornecedor quando tem encomendas para esse produto.
Quais as vantagens do dropshipping?
1. Não necessita de um grande investimento – Esta é certamente a maior vantagem, pois é possível criar uma loja online sem ter que investir muito dinheiro. Também não terá muitas despesas com o aluguer de armazéns para guardar o inventário. Com o dropshipping, não é necessário comprar o produto antes do cliente final a ter comprado a si. Assim é possível começar este negócio sem grandes investimentos e minimizar os riscos.
Fácil de começar – Não ter que se preocupar com as despesas de armazém, visto que compra directamente ao fornecedor.
Flexibilidade – Só necessita de um computador com acesso a internet. Visto tratar-se de uma loja online, não terá que alugar um escritório, visto que apenas uma conexão à internet será o suficiente. Deste modo, poderá gerir a sua loja online da sua própria casa, proporcionando-lhe uma vasta flexibilidade em termos de localização.
Fácil de evoluir – Com um negócio tradicional, se tiver cada vez mais trabalho, terá que investir cada vez mais dinheiro no seu negócio. Com o dropshipping, não terá que se preocupar com essas despesas porque elas estarão a cargo do fornecedor, o que lhe vai permitir expandir sem ter de investir grandes montantes. Claro que, quanto mais vender mais trabalho terá, principalmente no atendimento ao cliente e no serviço pós-venda. No entanto e comparando com um negócio mais tradicional, estará em vantagem.
Quais as desvantagens do dropshipping?
Baixas margens – Ter baixas margens é a maior desvantagem neste negócio. Por ser tão fácil de começar sem ter que fazer grandes investimentos, a concorrência é elevada e estimulada pelos diversos marketplaces. Muitos empreendedores como investiram tão pouco no início ficam satisfeitos com pequenas margens.
Inventário – Quando se tem um armazém, é fácil perceber a quantidade de stock que tem de cada produto. Mas quando trabalha com vários fornecedores, em que cada um tem o seu armazém, torna-se mais difícil saber saber a disponibilidade de cada artigo. É possível, através da tecnologia, estar a par do inventário, só que nem todos os fornecedores possuem esse tipo de ferramentas.
Transporte – Se trabalha com vários fornecedores, poderá ter de trabalhar com várias transportadoras, o que leva a ter mais custos com o transporte das mercadorias e dificuldade de controlo das entregas.
Erros – Como o negócio funciona sem o seu envolvimento em todas as fases do processo, isto pode levar a erros que não terá culpa. Por exemplo, compraram-lhe um produto e assim que fala com o fornecedor para o encomendar este diz-lhe que acabou o stock. Ou, a transportadora enviou a encomenda para a morada errada, o que faz com que chegue uns dias mais tarde do que aquilo que tinha combinado com o cliente final. Estes problemas, apesar de não serem culpa sua, é para si que o cliente final vai ligar para reclamar. Ao mesmo tempo, podem até deixar críticas negativas no seu website ou página de Facebook, o que pode afectar o seu negócio, ainda que não tenha sido o responsável directo pelos erros cometidos.
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Filipa Almeida
Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.
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