Trabalhar internamente a comunicação da sua empresa ou optar por uma agência de comunicação?

No mundo do marketing e da comunicação, existem três opções diferentes para organizar a criação de campanhas e actividades de marketing: utilizar a equipa interna de marketing da empresa para tudo; contratar uma agência de comunicação; ou então ter uma equipa interna de marketing e uma agência de comunicação a colaborarem para obterem excelentes resultados na comunicação da sua empresa.

À medida que sua empresa planeia crescer através de vários canais de marketing, a primeira pergunta que surge, geralmente é: “Como é que eu consigo fazer tudo isso?” Mais directamente: devo contratar funcionários para trabalharem a comunicação da minha empresa? Ou devo procurar a ajuda de uma agência?

A resposta depende do seu negócio, dos seus objectivos, do seu orçamento e do tempo que deseja investir. Por exemplo, o grande número e os tipos de canais que deseja implementar imediatamente podem tornar a contratação de uma agência experiente, a melhor opção. Por outro lado, se pretende concentrar-se apenas no crescimento de alguns canais para iniciar e deseja acesso imediato à sua equipa, adicionar funcionários pode ser o melhor caminho a percorrer.

Veja quais as vantagens e desvantagens de uma equipa interna de comunicação/marketing e de uma agência de comunicação, e veja quais as necessidades e objectivos da sua empresa para escolher a melhor opção.

O que é marketing interno?

Marketing interno significa que as actividades de marketing de uma empresa são tratadas pelos funcionários da empresa. Nenhum ou poucos indivíduos ou organizações externas estão envolvidas nos processos de marketing. Às vezes, as empresas decidem criar uma equipa interna de marketing, mas querem replicar o modelo da agência. Eles estabelecem as chamadas agências de comunicação/marketing internas.

Equipa Interna ou Agência de Comunicação?

1. Experiência

A equipa interna apenas terá conhecimento do seu mercado. Ao contratar uma agência de comunicação vai beneficiar da sua experiência em vários sectores.

Serviços: Escusado será dizer que os indivíduos que contratar para a sua equipa de marketing terão um determinado número de habilidades e estarão criativamente presos à sua área de actuação. Com uma agência, as ideias podem florescer e a direcção estratégica pode ser definida sem limites com base nas capacidades de uma equipa. Agências estabelecidas não só encontraram uma ampla gama de cenários e desafios, mas também testaram e experimentaram uma variedade de tácticas e canais. Vantagem: Agência

Conhecimento da marca e indústria: Ninguém entende melhor o seu negócio do que a sua própria equipa.O profissional de marketing que tem uma compreensão infalível do produto, da indústria, da história, da visão, dos objectivos e dos concorrentes da sua empresa. Dependendo do nicho de mercado, a agência pode levar algum tempo para se adaptar e, mesmo assim, a equipa interna sempre terá acesso mais imediato a especialistas internos e, por sua vez, poderá produzir mais detalhadamente conteúdo técnico e autoritário. Vantagem: Equipa Interna Para contornar este ponto na Dreamweb somos muito próximos dos nossos clientes e tentamos acompanhar o seu dia-a-dia.

Perspectiva: Já se perguntou quantas marcas acabam por produzir conteúdo que parece excessivamente promocional? A resposta é visão de túnel. Alguns profissionais de marketing internos esforçam-se para dar um passo para trás e pensar objectivamente sobre a sua marca, o que torna incrivelmente difícil entrar na cabeça do seu público. O resultado é um conteúdo que fala dos objectivos da empresa e não das necessidades do público. Uma agência de comunicação pode fornecer uma perspectiva externa sobre os interesses de conteúdo de seu público-alvo e não é influenciada por questões internas que podem afectar a direcção estratégica. Além disso, agências experientes também identificarão áreas nas quais a sua empresa precisa de melhorar. Vantagem: Agência

Tendências: Embora uma agência de marketing digital dedique apenas uma parte do tempo que um funcionário em tempo integral poderia dedicar a cada mês, o tempo gasto é amplificado. Agências experientes têm conhecimento em primeira mão das tendências de marketing. Vantagem: Agência

2. Eficiência

Além da qualidade do trabalho, outra forma de medir o valor de um profissional de marketing é a velocidade. Com que rapidez o trabalho pode ser revertido? Quanto tempo demora para receber um email? Que tal um escalonamento rápido para um evento ou emergência – com que rapidez a sua equipa pode responder e existe um processo?

Processos: As agências usam processos claros para todo relacionamento com o cliente. Elas mantêm os projectos dentro do cronograma, reduzem o excesso de custos e ajudam a motivar as mentes criativas a produzir continuamente um conteúdo atraente. O processo fornece estrutura – do planeamento à entrega – uma abordagem sistemática para controlar o caos, garantir a tomada de decisões estratégicas e evitar oportunidades e prazos perdidos. Embora as equipas de marketing internas possam certamente desenvolver e refinar os seus próprios processos, geralmente dependem de outros departamentos e prioridades que comprometem uma abordagem metódica. Vantagem: Agência

Acessibilidade: Comunicações rápidas e mudanças são cruciais para o sucesso de uma campanha de marketing. Com a produção interna, pode conhecer, colaborar e trocar ideias em tempo real, em vez de lidar com só com cronogramas. Embora as agências tentem fazer o loop de clientes e colaborar com frequência, elas nunca são tão eficientes quanto as equipas internas.
Vantagem: Equipa Interna Conscientes deste facto apesar de trabalharmos com prazos temos sempre disponibilidade para reagir e actuar em situações de crise ou prazos curtos.

Dirigir: Muitas vezes as equipas internas acabam por estar envolvidas noutras actividades que não o marketing o que pode levar a que percam de vista o objectivo geral e o que é mais importante para os seus clientes. No entanto as agências têm criativos motivados, constantemente orientados, de preferência sem ter stress no trabalho e problemas, para os incentivar e terem um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal. Vantagem: Agência

3. Despesa

Uma das questões é o orçamento envolvido na contratação de um serviço de comunicação. Para isso, o melhor é fazer uma comparação entre contratar uma equipa interna ou contratar uma agência de comunicação/marketing.

Flexibilidade: Considere todos os custos decorrentes da contratação de profissionais de marketing em full-time . Há o recrutamento, o salário base, a segurança social, as licenças de software, o suporte à integração e a formação contínua. E há sempre o risco do funcionário ir embora, e ter então de voltar a fazer todo o processo de recrutamento. Em comparação, os preços de uma agência geralmente enquadram-se num dos três modelos: avença mensal (70% dos relacionamentos entre agência / cliente), por projecto ou por hora. Esse modelo oferece às empresas uma flexibilidade muito maior e permite determinar o nível exacto de suporte e serviços de que precisa. Vantagem: Agência

Qualificações: Para ser eficaz, o marketing de conteúdo deve ser rápido para atender às necessidades dos clientes e negócios. Se precisa de uma equipa de designers e escritores adicionais para um impulso de um lançamento de produto, é tão fácil quanto aumentar as suas horas mensais com uma agência, em vez dos custos e do tempo necessário para encontrar e treinar apenas um funcionário capacitado. Vantagem: Agência

Sendo assim, as vantagens de ter uma equipa de comunicação/marketing interna são: Uma compreensão profunda da marca e do produto; Dedicação; Forte ligação e uma Comunicação rápida. Quanto às desvantagens: Demasiada rotina; falta de experiência; falta de recursos; mesma perspectiva antiga e menos flexibilidade de Recursos Humanos.

Relativamente às agências de comunicação elas: trazem inovação; resultados rápidos; melhor orçamento. No entanto não têm um conhecimento tão profundo da empresa, mas podem vir a trazer ideias mais criativas e inovadoras pelo facto de trabalharem com várias áreas diferentes. Além disso, na Dreamweb temos equipamento próprio e profissionais qualificados em todas as áreas pelo que não recorremos à sub-contratação. Só assim conseguimos entregar os melhores resultados aos nossos clientes e garantir um trabalho de excelência.

Se estiver interessado em utilizar os recursos de ambas as partes, basta contratar um profissional de marketing interno que seja responsável por gerir a colaboração com uma agência de comunicação/marketing externa. Isto pode ser um bom meio termo, porque a colaboração vai permitir uma grande partilha de conhecimentos e resultados ainda melhores.

Se quer uma proposta, contacte-nos!

Filipa Almeida agência Trabalhar internamente a comunicação da sua empresa ou optar por uma agência de comunicação? filipa foto

Filipa Almeida

Licenciada em Psicologia pela UC, pós-graduada em Marketing Digital e Micro-Mba em Gestão Empresarial.
Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.
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About Filipa Almeida

Licenciada em Psicologia pela UC, pós-graduada em Marketing Digital e Micro-Mba em Gestão Empresarial. Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.

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