Começa um novo ano e com ele algumas tendências para 2018 no digital que poderão impor-se!
– O digital cada vez mais estará associado a experiências do quotidiano.
– Crescimento das pesquisas por voz. Quem trabalha em seo (optimização para motores de busca) deverá ter este dado em conta na criação de conteúdos.
– Algoritmos preditivos mais potentes, aumento do recurso a inteligência artificial.
– Tendência para que os anúncios tenham objectivos mais específicos. Cada vez mais o consumidor é bombardeado com anúncios tendo as empresas que promover a diferenciação.
– Directos (vídeos profissionais). São uma forma excelente das marcas se ligarem aos consumidores.
– Interfaces de chat como forma rápida e directa de responder aos consumidores.
– Crescimento contínuo do videomarketing.
– As empresas devem personalizar cada interação, por exemplo, uma campanha deverá conduzir a uma página personalizada (landing page).
– No contexto do Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR), podemos esperar que seja mais complicado acompanhar os comportamentos dos utilizadores com cookies. As estratégias de segmentação de público serão progressivamente substituídas por estratégias de segmentação contextual.
– O marketing cada vez mais é apoiado em dados mensuráveis.
– Crescimento do marketing de conteúdo, e não, não é só texto. O marketing de conteúdo pode adoptar diversas formas, infográficos, vídeos e posts de blogs.
– A transparência vai comandar o marketing, hoje em dia toda a gente já procura reviews, classificações e opiniões. Por isso as empresas têm que delegar a sua comunicação em profissionais. Os consumidores não são seres passivos, manifestam-se perante as marcas.
Se pretende mudar a estratégia da sua empresa e crescer em 2018 fale connosco.
Fontes:
https://www.forbes.com/sites/forbesagencycouncil/2017/12/18/how-digital-marketing-will-change-in-2018-15-top-trends/
https://digitalmarketinginstitute.com/blog/2017-12-11-5-digital-marketing-trends-for-2018
https://www.socialmediatoday.com/news/12-digital-marketing-trends-to-watch-out-for-in-2018/512767/
Filipa Almeida
Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.
Latest posts by Filipa Almeida (see all)
- Qual a estratégia de marketing a adoptar em tempos de crise? - Maio 5, 2020
- O impacto do distanciamento social no Facebook - Março 30, 2020
- O que é o TikTok? - Março 27, 2020