Quer criar uma loja online? Veja o que deve reunir

Antes de decidir avançar para o pedido de criação da sua loja online, deve parar para pensar e reunir várias informações. Informações essas, que nos devem ser fornecidas, quando se reunir connosco para traçar objectivos para a sua loja online.
É crucial que conheça as leis e de que forma deve actuar perante as mesmas. Gerir uma loja online não é tão fácil como parece e necessita de recursos humanos para a gerir.

Recorde se que é preciso pessoas para manter a loja online, atender os clientes, gerir a publicidade online, alimentar o blog, chat ao vivo, etc. O ponto de contacto da loja pode ser via telefone ou e-mail (os mais credíveis) e isso implica ter também pessoas para responder aos pedidos dos clientes.

Analise o mercado

A análise do mercado onde irá actuar é fundamental para delinear a melhor estratégia para a sua marca. Deverá anotar quais as melhores práticas pelos seus concorrentes, se existe uma procura online para os produtos ou serviços que pretende vender e quem é o seu público-alvo. A Internet dispõe de várias ferramentas para ajudar nestas tarefas, como o Google Trends ou mesmo o Google Keyword Planner (agora Google Ads).

Fase pré-loja online

Em primeiro lugar, deve referenciar os artigos, ter/tirar fotografias de qualidade desses artigos e manter os stocks actualizados. Evitar uma descrição generalista, por exemplo “camisola a €5,00”. É necessário indicar o modelo da camisola, a respectiva cor, a referência, o tamanho e o preço com os stocks separados no sistema.

É necessário fazer um esforço na referenciação de produtos antes de começar a vender. Também é preciso ter em conta as fotografias dos artigos, já que estas têm de ser atractivas e de qualidade. Quando tirar todas as fotos, tem de as inserir no sistema e associá-las aos respectivos artigos.

Design atractivo e SEO

O layout não deve distrair o cliente do que realmente interessa, isto é, os seus produtos. A facilidade e a atractividade visual numa loja online, são essenciais. A loja deve ser bonita, fácil de entender, sem lixo visual, e onde os artigos se destaquem e apenas apareça o que é realmente importante. O background deve ser em tons claros, assim, contrastando com as cores fortes dos produtos permitem destacar o que realmente importa: vender! Apostar num bom design gráfico vale a pena, pois irá fazer toda a diferença na sua loja.

Devemos dar atenção ao SEO (Search Engine Optmization) e preencher todas as descrições e links dos produtos para manter a loja online optimizada, de forma a ser encontrada nos motores de busca na Web.

Segurança e Confiança da sua Loja Online

A loja deve transparecer segurança, através de marcas conhecidas. É importante termos várias opções de pagamento, como por exemplo, referência multibanco, cartão de crédito, transferência bancária e paypal. Se colocarmos ao lado destes meios, o logótipo de uma transportadora de renome, isso vai criar confiança junto dos clientes.

Uma das maneiras de criar confiança com o cliente, é com um certificado SSL. Os certificados SSL (Secure Socket Layer) permitem a comunicação entre o servidor e os visitantes do seu site de forma segura e encriptada, protegendo as informações dos seus clientes.

Pode também ter um chat ao vivo, para serviço de apoio ao cliente, a fim de os clientes poderem comunicar consigo e esclarecer dúvidas.

Existe uma vasta base legal sobre a obrigatoriedade de informação, prazos de devolução, protecção de dados dos consumidores, termos de uso, sendo que estas condições devem estar explícitas na sua loja. Não se esqueça que passar factura é obrigatório, portanto deverá escolher um bom software de facturação que possa integrar com a sua plataforma online.

Condições e Portes

Não devemos esquecer de mencionar os termos e condições de utilização, que devem ser muito claros. A política de trocas e devoluções deve também ser mencionada com clareza, assim como os prazos de entrega e preços dos portes. Deve definir se o preço dos portes é incluído ou não na compra, ou então, a partir de que valor é incluído.

Muito importante também, é definir com que transportadora irá trabalhar na sua loja online. Os consumidores são bastante exigentes e esperam receber os pedidos o mais rápido possível, a partir do momento em que compram os seus produtos, pelo que não se deve desleixar nesta parte.

É necessário também ter em atenção, à questão da embalagem. Existem produtos que necessitam de embalagens especiais e deverá ter em conta, se precisa de fornecedores para embalar, ou consegue fazê-lo por sua conta.

Se procura uma Loja Online que implemente a sua marca online fale connosco! Desenvolvemos soluções à medida da sua empresa. Faça download da CHECKLIST e preencha conforme vai completando.

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Filipa Almeida

Licenciada em Psicologia pela UC, pós-graduada em Marketing Digital e Micro-Mba em Gestão Empresarial.
Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.
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About Filipa Almeida

Licenciada em Psicologia pela UC, pós-graduada em Marketing Digital e Micro-Mba em Gestão Empresarial. Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.

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