Por norma a cor da sua empresa está patente nos cartões, no estacionário e no site. Enfim, a cor está presente em diversos suportes e comunica ao seu cliente muito mais do que imagina. Ao escolher as tonalidades para o seu negócio é importante que entenda o seu significado psicológico no mundo dos negócios. Não se refugie atrás de um “não acredito nisso” porque todos os estudos comportamentais revelam que a esmagadora maioria dos consumidores é influenciada pelas cores apresentadas. as cores têm a capacidade de desencadear diferentes reações nas pessoas: o vermelho apela à paixão, o azul à compra por impulso, o verde a produtos de baixo custo e por aí fora…
Azul – Honestidade, lealdade, responsabilidade e conservadorismo. Sugere uma sensação de tranquilidade. É uma boa cor para um consultor financeiro. Quando escuro, é ideal para promover um negócio seguro, ambicioso e determinado. Atenção que diminui o apetite. Não é a cor certa para negócios de restauração.
Vermelho – Acção e paixão. Apropriado para empresas de fast food ou negócios que envolvam dinamismo e acção. Também despoleta sentimentos como raiva e agressão. Para usar vermelho deve ser uma empresa muito confiante. Vermelho escuro é apropriado para empresas profissionais como advogados ou corretores. O vermelho é muito utilizado em campanhas de marketing de liquidações e acções promocionais, pela sua capacidade em conquistar os consumidores compulsivos. Na área do lazer não recorra ao vermelho pois pode significar uma recusa neste campo.
Verde – Equilíbrio, segurança, riqueza e crescimento. É associado à natureza, meio ambiente, compaixão e carinho. Sugere equilíbrio emocional e harmonia, uma boa opção para empresas de tipo ambiental, jardinagem, golfe, assistentes sociais, conselheiros e trabalhadores da caridade.
Laranja – Optimista e positivo. Estimula os sentidos, sendo uma cor adequada para empresas relacionadas com a alimentação, comunicação e interacção social, como restaurantes e grupos comunitários. É uma boa escolha para empresas de aventura, ginásios ou negócios de alpinismo.
Amarelo – Estimula a mente. Relaciona-se com a lógica e ajuda na tomada de decisão. O amarelo é apropriado para networkers, jornalistas, professores e animadores. Muito amarelo pode provocar ansiedade.
Turquesa – Versátil e criativo. Representa a clareza de pensamento e de comunicação, ideal para professores, formadores, meios de comunicação, indústrias de informática e clínicas de saúde. É uma óptima cor para negócios de limpeza.
Roxo – Imaginação e espiritualidade. Relaciona-se com o futuro, sonhos e fantasia. É uma boa opção para artistas, poetas, e actividades que lidam com o futuro. Cria uma sensação de riqueza, luxo e extravagância. Apropriado para empresas que oferecem serviços ou produtos de altíssima qualidade.
Rosa – Carinho. Cor calmante, adequada para empresas com mercado feminino, incluindo cosméticos, moda, salões de beleza, doces e romance. Rosas fortes são utilizados para o marketing de produtos menos caros e modernos direccionados para um mercado jovem.
Dourado – Caro e elegante. Ouro simboliza qualidade, luxo e opulência. É a cor da vitória e da conquista.
Castanho – Seriedade, natureza, segurança e sofisticação. É um tom “quente”, neutro e natural que dá a ideia de estabilidade. Pode ser usado na venda de produtos orgânicos porque estimula o apetite refinado, pode ser aplicado em estabelecimentos gourmet desde que em tonalidades escuras que o tornem neutro como o preto. Actualmente é uma cor usada em negócios relacionados com design de interiores. Faz sobressair ambientes sofisticados e eleva a elegância e confiabilidade dos produtos e serviços. O castanho representa também comprometimento e seriedade e estimula concentração e organização.
Cinzento – Conservador, neutro e reservado. É uma cor segura para usar em muitas aplicações de negócios. O cinza funciona bem como cor de fundo. É adequado para empresas jurídicas e financeiras para sugerir poder e controle.
Branco – Seguro, conservador e utilizado pela maioria das empresas como base do seu estacionário. É adequado para a maioria dos mercados-alvo. Se se quer destacar da multidão, branco não é a melhor escolha.
Preto – Poderoso e sério. Sugere sofisticação e elegância por um lado, e mistério e intimidação por outro. É uma cor usada com sucesso em produtos e serviços para o mercado masculino, sóbrio e impessoal. Pode e deve também ser combinada com outras cores.
Se quer aconselhamento quanto à imagem da sua empresa, quer esteja prestes a iniciar um novo negócio, quer necessite de proceder a uma alteração, fale connosco. Os nossos consultores especialistas em branding e rebranding ajudam-no a construir uma imagem que agrade aos seus clientes!
Filipa Almeida
Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.
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