A maioria dos portugueses (76%) receia que os seus dados pessoais, incluindo também dinheiro, caiam nas mãos erradas quando compram online. Trata-se de um valor significativamente acima da média europeia de 51%, de acordo com o “European Consumer Payment Report” da Intrum, empresa especializada em serviços de gestão de crédito.
Contraditoriamente, apesar de estarem preocupados com a privacidade dos seus dados, 44% dos inquiridos pela Intrum raramente lê os termos e condições quando compra online. Também neste caso, é uma percentagem superior à média europeia, que se situa nos 39%.
A incerteza sobre a qualidade dos artigos (59%) e possibilidade de poderem ser pirateados ou não originais (52%) são as principais preocupações dos consumidores portugueses quando encomendam produtos online num país estrangeiro. Além disso, mais de metade prefere comprar a um fornecedor português.
No entanto, quando isso não é possível, 62% escolhe comprar online noutro país da Europa, 60% opta pela China e 30% pelos EUA. Há ainda quem não equacione sequer a hipótese de encomendar a vendedores de outros países (48%).
A propósito deste tema saiba como se salvaguardar numa compra online, leia o nosso artigo Dicas para verificar se uma loja online é fiável.
Filipa Almeida
Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.
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