Portugueses gastaram mais na Black Friday e optaram pelo online
O aumento de consumo verificou-se essencialmente artigos de perfumaria e cosmética, moda e acessórios, jogos e brinquedos, tecnologia e material desportivo.
Aumento das compras online
Dados facultados pela Sibs mostram que ocorreu um crescimento no volume de vendas a nível geral e também online. Na prática, o comércio online absorveu uma fatia de 10.4% do total de compras.
Os dados
Relativamente à média do mês, na Black Friday houve um aumento de substancial e o pico situou-se entre as 20 e as 21h. Este ano, a meta de um milhão de Euros também se atingiu mais cedo, por volta das 11:27h. Curiosamente, os distritos onde se verificou um crescimento mais notório foram Vila Real, Castelo Branco, Funchal e nas ilhas do Corvo, Flores, Angra do Heroísmo, Ponta Delgada.
A operação da ASAE na Black Friday
A ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica) instaurou 57 processos de contra-ordenação durante uma operação de fiscalização do cumprimento das regras legais na Black Friday. Ao todo, foram fiscalizados 387 estabelecimentos físicos e online. Alertamos para o facto da fiscalização da ASAE ter incidido, também, em lojas online. Estas têm o dever de cumprir a legislação.
Segundo a ASAE, as principais infracções detectadas foram o desrespeito das regras do anúncio de venda com redução de preços, o incumprimento das regras legais sobre promoções e o desrespeito das regras relativas à afixação de preços, bem como a utilização de expressões similares para anúncio de vendas com redução de preços, a falta de envio de declaração de saldos e a ausência de indicação do início e duração da promoção.
França quer banir a Black Friday
No ano em que foi atingido um record de transacções, França está a considerar banir a Black Friday no âmbito da lei anti desperdício. Apesar deste evidente crescimento a 9 de Dezembro, o parlamento francês irá votar uma proposta para banir este evento assim como a Cyber Monday.
A proposta quer que estes eventos sejam considerados “práticas comerciais agressivas”, punidas por lei em França com sentenças de prisão até dois anos e multas até 300 mil euros. Porém, a autoridade da publicidade francesa não está a favor da proibição deste tipo de acções promocionais. Qual a sua opinião?
Procura maneiras de se conectar com os seus clientes e vender online? Fale connosco.
Filipa Almeida
Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.
Latest posts by Filipa Almeida (see all)
- Qual a estratégia de marketing a adoptar em tempos de crise? - Maio 5, 2020
- O impacto do distanciamento social no Facebook - Março 30, 2020
- O que é o TikTok? - Março 27, 2020