O termo “influencer”/influenciador tem sido muito falado nos últimos tempos. E o que é um influencer/influenciador? É uma pessoa capaz de influenciar as opiniões dos outros através das suas redes sociais.
No mundo do marketing, estes influenciadores estão a revolucionar campanhas eficazes e que trazem retorno. Se está a pensar em utilizar influenciadores digitais para aumentar o seu negócio, é importante reconhecer os 3 tipos de influenciadores que existem, para decidir qual é o ideal para si.
1- MEGA INFLUENCIADORES
Como o nome indica, mega influenciadores são pessoas “mega famosas”. Actores, músicos, atletas e personalidades dos social media com pelo menos 1 milhão de seguidores são geralmente os que se encaixam nesta categoria.
Se o seu objectivo é simplesmente expor o seu produto ao maior público possível, os mega influenciadores são os indicados. As celebridades costumam ser usadas como porta-voz de produtos, visto que o público acaba por confiar nelas. E, claro, que estes influenciadores são os mais caros para se trabalhar.
Benefícios dos mega influenciadores
Público: um post num perfil de um mega influenciador provavelmente será visto por mais de um milhão de pessoas.
Prestígio da celebridade: quando uma celebridade se associa à sua marca, ela pode fornecer um certo nível de influência.
Potencial aumento de vendas: Um estudo no Journal of Advertising Research descobriu que as marcas parceiras das celebridades viram um aumento semanal nas vendas de cerca de 4%.
Como contratar um mega influenciador?
A maioria dos influenciadores desta categoria trabalha com um agente, portanto o melhor é oferecer dinheiro para conseguir uma parceria. Ao trabalhar com um mega influenciador deve-o fazer da forma mais profissional possível, com um acordo completo e agradável.
2- MACRO INFLUENCIADORES
O macro influenciador pode ser praticamente qualquer pessoa, com a quantidade certa de seguidores. Normalmente, têm entre 10 mil a 1 milhão de seguidores, e podem ser bloggers, youtubers, celebridades, e todos aqueles que têm paixão por partilhar a sua vida. Este tipo de influenciador tem a mais alta relevância tópica, visto que se enquadram numa categoria específica, normalmente associada ao estilo de vida, moda ou negócios.
Como a maior parte destes influenciadores, usa a sua influência como principal fonte de rendimento, eles sentem orgulho ao produzir conteúdo autêntico e confiável para os seus seguidores. Este nível de influência é considerado extremamente confiável e geralmente é apoiado por uma base de fãs ferozmente leal.
Benefícios dos macro influenciadores
Acompanhamento leal: o público dos macro influenciadores leva as suas opiniões muito a sério, gerando opiniões positivas sobre sua marca.
Atingível: os macro influenciadores são muito mais acessíveis à marca quotidiana do que os mega influenciadores.
Óptima consciência: Os macro influenciadores são especialmente bons para promover produtos ou serviços de maneira natural, aumentando a consciencialização sobre como a sua marca pode beneficiar a vida dos seus seguidores.
Como contratar um macro influenciador?
Os macro influenciadores são contratados por marcas todos os dias por meio de comentários, e-mails, mensagens directas e muito mais, por isso é importante tratá-los profissionalmente e com uma oferta atraente para se conseguir destacar.
Ser pessoal e directo sobre o que pretende e o que lhe vai oferecer é o melhor caminho para trabalhar com estes influenciadores. Ao elaborar o resumo da sua campanha, lembre-se de que estes influenciadores sabem o que estão a fazer e o que o público quer. Confie no julgamento deles.
3- MICRO INFLUENCIADORES
Os micro influenciadores são pessoas comuns, que têm entre 500 e 10 mil seguidores.
Visto que só publicam sobre as suas experiências verdadeiramente genuínas, eles têm um alto nível de confiança e são ideais para construir relacionamentos duradouros com as empresas e com os seus seguidores.
Benefícios dos micro influenciadores:
Relação: os micro-influenciadores geram de 25% a 50% de interacção com os seus seguidores, por cada publicação que fazem.
Custo-benefício: os micro-influenciadores geralmente são motivados por experiências e tratamento VIP.
Óptimo para os negócios locais: estes influenciadores são uma óptima opção para empresas locais obterem os benefícios do marketing de influenciadores no seu mercado-alvo/público-alvo.
Como contratar um micro influenciador?
Micro influenciadores podem ser contactados directamente com uma mensagem direta (DM) ou comentário. Estes influenciadores fazem este trabalho com dedicação e gosto, portanto, tratá-los com amostras grátis quando um novo produto é lançado ou convidá-los para eventos é tudo o que é necessário para colher benefícios.
O objectivo do marketing de influência é aumentar a consciencialização sobre a sua marca através de um formato autêntico e relacionado. Encontrar o influenciador certo depende do foco das suas marcas e do objectivo que espera alcançar por meio de uma campanha de influência.
Filipa Almeida
Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.
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