Marketing digital vs Marketing tradicional. Qual a melhor escolha?

O mundo dos negócios tem mudado bastante nos últimos anos, assim como o consumidor. O recurso a ferramentas de marketing nunca foi tão importante. Hoje sabe-se que mais de metade dos processos de compra se iniciam na web, seja através de pesquisa de produtos, suas características e preços ou da consulta das várias empresas que oferecem o mesmo produto/ serviço e qual a que se destaca mais da concorrência.

No caso das compras online e dos negócios virtuais, as técnicas de marketing digital são bastante diferentes das tradicionais. São mais refinadas e exigem a estruturação de um conjunto de acções mais global, que promovam a interactividade junto de uma audiência gigantesca. No marketing digital a comunicação continua segmentada, mas não basta chegar a quem se desloca à loja, mas sim a todos os potenciais consumidores que estão do outro lado do ecrã. E esses são quase impossíveis de contabilizar.

O marketing digital é capaz de influenciar a decisão de compra ainda antes do consumidor sair de casa

Todas as empresas necessitam do marketing digital. Esta técnica de promoção e divulgação de um produto ou serviço online não é fundamental apenas para quem tem a componente de comercio electrónico. Se tivermos em consideração que o consumidor da era das novas tecnologias gosta de pesquisar e se informar sobre o produto que quer antes de iniciar o processo de compra, a presença na Internet é essencial. Porém, não basta estar na web, há que estar bem posicionado, ter um website de qualidade e acima demarcar-se da concorrência (tal como fazem as lojas físicas através de acções de marketing), que no caso do mundo online, é maior e está apenas à distância de um click.

O papel das redes sociais ganha destaque na estratégia de marketing digital. Facebook, Youtube, Twitter, blogs, aplicações móveis ou e-mail são exemplos de ferramentas que há muito deixaram de ter apenas uma função lúdica. Estas são cada vez mais usadas no contexto empresarial para chegar à audiência e sobretudo para perceber o que é que o consumidor quer e precisa.

Apenas o marketing digital dá visibilidade online a uma empresa, destacando-a nos motores de busca

No caso virtual, não basta estar presente na web. A empresa tem que ser encontrada e a melhor forma disto acontecer é através dos motores de busca. Estas ferramentas são a opção instintiva para qualquer utilizador que precisa de fazer uma pesquisa. Portanto, qualquer empresário que pretenda mostrar os seus produtos/ serviços ao potencial comprador tem que conseguir aparecer nesses motores de busca, sobretudo no topo das possibilidades, já que o cliente digital tem tendência para clicar nas primeiras sugestões que surgem no motor de pesquisa. As possibilidades dentro do marketing digital são inúmeras, pelo que com aconselhamento profissional especializado conseguirá tirar o melhor partido das que se adaptam ao seu negócio.

Ao contrário do marketing tradicional, em que o produto está exposto nas prateleiras a aguardar pelo cliente e o empresário apenas tem que se preocupar com a concorrência daquela zona limítrofe, no marketing digital o cliente não tem a oportunidade de tocar ou experimentar o produto, pelo que as pontuações, comentários de outros clientes e ligações a outras páginas credíveis ditam a escolha do comprador.

No marketing tradicional, a promoção de um produto ou serviço atinge uma audiência muito específica e é limitada, pois está sobretudo ao alcance de quem vê os anúncios, outdoors ou reportagens em jornais numa determinada zona. O marketing centra-se bastante nas qualidades físicas do produto/ serviço e está dependente do contacto presencial com o cliente. No marketing digital, pode-se convidar um cliente de qualquer parte do país (ou até de fora) para ir à loja conhecer o produto ou simplesmente vendê-lo para o outro canto de mundo, sem ter havido um contacto presencial.

As possibilidades do marketing digital face ao marketing tradicional são quase infinitas. No mundo virtual os consumidores sentem-se mais livres para consultar vários produtos. Já o empresário encontra clientes que se relacionam mais com os produtos, que são mais interactivos e que emitem mais opiniões. Tudo factores importantes para criar a melhor estratégia empresarial com base naquilo que o cliente quer. Além disso, o investimento em marketing digital tem um menor custo, pelo que o empresário tira o melhor partido das estratégias de venda, obtém uma maior influência sobre o poder de decisão de compra e com um orçamento menor.

Para fazer o melhor uso das ferramentas de marketing digital é essencial que procure apoio de especialistas nesta área para dar os primeiros passos. A Dreamweb, com largos anos de experiência em marketing é o parceiro certo para si. Fale connosco hoje mesmo!

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Pedro Cruz

Licenciado, desde 2004, em Comunicação e Design Multimédia e especialista em usabilidade para a web.
Co-fundador e Director Criativo da Dreamweb - Agência de Comunicação.
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About Pedro Cruz

Licenciado, desde 2004, em Comunicação e Design Multimédia e especialista em usabilidade para a web. Co-fundador e Director Criativo da Dreamweb - Agência de Comunicação.

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