M-Commerce, o futuro do comércio electrónico

Quem nunca desistiu de uma compra através do telemóvel, só porque o site onde tentamos comprar não está optimizado para mobile? Com a popularização dos smartphones e das redes 3G e 4G (com a 5G a caminho), o número de pessoas que estão online e com uma ligação de boa qualidade no telemóvel é enorme. Contudo, grande parte dos comerciantes online, não têm um site optimizado para mobile, ou não estão preparados para aceitar pagamentos através de smartphones. Ou seja, ainda não estão familiarizados com o m-commerce.

Sites desactualizados para mobile

O m-commerce é cada vez mais uma tendência com grandes níveis de crescimento. No entanto, à medida que cada vez mais consumidores efectuam compras online através de dispositivos móveis, as empresas não estão a dar a devida atenção aos canais de compras mobile.
Ainda grande parte das empresas de e-commerce não têm um site optimizado para dispositivos móveis, o que poderá trazer perdas de clientes.

Um dos principais motivos que dificulta a passagem para o mobile, acaba por ser, o assegurar a sobrevivência dos seus negócios (não ter gastos extra). Além disso, as preocupações a nível de segurança, fazem com que os comerciantes hesitem em investir neste tipo de comércio.

O e-commerce feito através das redes sociais, está a registar um crescimento enorme, sendo que grande parte do comércio social, acontece em plataformas que são propriedade do Facebook.

O que é o M-Commerce?

M-Commerce é a sigla para “mobile commerce“, ou seja, comércio via dispositivos móveis. Hoje em dia, com quase todas as pessoas a terem acesso a um smartphone e a uma conexão à internet, o smartphone passou a ser a porta de entrada dos consumidores para o mundo virtual. Por essa razão, é natural que grande parte das compras online, ocorra por intermédio desses dispositivos.

Na transacção para o mobile, grande parte das lojas físicas que já tinham criado a sua loja online, perceberam que o acesso via smartphone não parava de crescer. Contudo, a maior parte dos seus sites não estavam preparados para esse tipo de utilizador. O resultado disso, são consumidores frustrados pela má experiência que obtinham nos sites.

Foi a partir da popularização das redes 3G e 4G, que o consumo via smartphone aumentou consideravelmente. As lojas criaram aplicativos ou versões mobile dos seus sites, de forma a atender a grande exigência. Assim, para quem tem uma empresa com presença na Web, oferecer um site adaptado para mobile é quase uma obrigação.

Portanto, o m-commerce recomenda que os sites, devem ser adaptados para smartphones, sejam eles  Android ou IOS. Além disso, deve existir a opção de “solicitar site de computador“. A usabilidade também é um factor muito importante. Os sites mobile precisam de carregar mais rápido e consumirem menos dados.

Usabilidade do utilizador

Disponibilizar os seus produtos e serviços num ambiente mobile requer planeamento. Ter uma boa usabilidade é indispensável no mundo dos dispositivos móveis.
Ao planear a experiência dos consumidores na versão mobile do seu site ou loja online, é necessário ter em conta que a aplicação não pode ser difícil de usar.

Alguns dos motivos, pelos quais os consumidores abandonam uma transacção móvel são, carregamento lento, dificuldade de navegação, dificuldade em digitar e complexidade no pagamento.

Além da usabilidade, outro factor importante a ter em conta é que o utilizador, precisa de se sentir seguro para comprar no seu site mobile ou aplicativo. Os utilizadores receiam que os seus dados pessoais sejam comprometidos em aplicações não seguras ou fraudulentas.

Enorme potencial para o seu negócio

Para as empresas interessadas em entrar nesse universo, o m-commerce é uma realidade que veio para ficar. Portanto, para ficar na frente é preciso informar-se e aproveitar esta tendência. Uma boa forma de começar é, fazendo a integração da sua loja online para mobile.

Com a explosão da utilização de dispositivos móveis e com o Google a apresentar sites preparados para dispositivos móveis nas primeiras posições da página de pesquisa, é muito importante que os sites estejam preparados para dispositivos móveis (tablets e smartphones), assim como a nível de SEO (Search Engine Optimization).

O Google desenvolveu uma forma muito simples para verificar se os sites são “Mobile Friendly”.
Faça o teste em: Teste de compatibilidade com dispositivos móveis

O m-commerce é uma realidade e está em crescimento. Portanto, invista tempo em planeamento para garantir a qualidade dos seus canais mobile. Dando atenção para a usabilidade e segurança do utilizador dentro do seu site, pode assim reduzir o risco de abandono da compra e impulsionar as suas vendas.

 

Se procura implementar um site ou loja online optimizado para mobile, fale connosco! Na Dreamweb desenvolvemos soluções à sua medida!

Filipa Almeida m-commerce M-Commerce, o futuro do comércio electrónico filipa foto

Filipa Almeida

Licenciada em Psicologia pela UC, pós-graduada em Marketing Digital e Micro-Mba em Gestão Empresarial.
Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.
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About Filipa Almeida

Licenciada em Psicologia pela UC, pós-graduada em Marketing Digital e Micro-Mba em Gestão Empresarial. Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.

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