Instagram esconde os likes

Se, entrou na rede social Instagram e não conseguiu ver quantos likes uma publicação tem, não, não é problema do seu telemóvel. Isso está a acontecer, porque a sua conta é uma das escolhidas pela rede social, para testar a eliminação da contagem de gostos de uma publicação. Os utilizadores terão de decidir por si próprios se o que vêm vale o seu like, em vez de julgar pelo “rebanho“. Se esta medida for para a frente, pode trazer consigo um efeito secundário extra, onde todos ficamos a ganhar – qualidade do conteúdo.

Instagram: Fim dos likes testado globalmente

O Instagram começou a esconder os likes em abril no Canadá, após isso, levou o teste para a Irlanda, Itália, Japão, Brasil, Austrália, Canadá e Nova Zelândia em julho. No início do mês de novembro, o teste foi expandido para os Estados Unidos. Agora está a ser testado um pouco por todo o mundo, numa pequena percentagem de utilizadores em cada país.

Nem todos os utilizadores vão ver os likes escondidos para já. Os utilizadores ainda poderão ver quem gostou das suas publicações e ter acesso a uma contagem total, clicando na lista dos likes. Já os seguidores, só irão ver alguns nomes de amigos em comum que gostaram da publicação, não aparecendo o número de gostos como era habitual. Simplificando, só não vemos a contagem de likes, nas publicações de outros utilizadores.

A rede social diz que o feedback da experiência até agora, tem sido positiva, mas que vai continuar os testes porque é uma mudança fundamental na aplicação. A empresa diz também, que esta actualização é para encorajar os utilizadores a focar-se nas fotos e vídeos que partilham, e não em quantos likes conseguem.

Acabar com a competição dos likes

O Instagram quer que a sua aplicação, seja um lugar onde as pessoas se sintam confortáveis em expressar-se como elas próprias, e que se possam focar nos conteúdos que partilham, em vez de quantos gostos conseguem. O CEO do Instagram, Adam Mosseri disse “Nós iremos fazer decisões que prejudiquem a indústria, se elas ajudarem o bem-estar e saúde das pessoas“.

De acordo com Mosseri, remover os likes, é o último passo da empresa em direcção à ambição de se tornar o “lugar mais seguro da Internet“, e “despressurizar” a plataforma para ajudar a apoiar a saúde mental dos seus utilizadores. Assim, fazendo com que seja menos uma competição e dar às pessoas mais espaço, para se concentrarem em conectar com as pessoas que gostam e as inspiram.

Será isto uma coisa boa ou má? É difícil de saber, mas talvez reduzir o alcance de influenciadores, que exibem estilos de vida e/ou físicos irreais, seja o ponto desta medida, pois isso também iria diminuir os impactos negativos da sociedade através da comparação. Esta medida tem como objectivo aumentar a reflexão sobre os efeitos na saúde mental de jovens e demonstrar a sua preocupação com o bem-estar dos utilizadores.

Esconder os likes é provavelmente uma vitória para a sanidade humana, e uma explosão para a criatividade!

Impactos demonstrados

Esta expansão levanta preocupações de que possa vir a prejudicar influenciadores e criadores de conteúdo. Depois de um estudo por parte da HypeAuditor, percebeu-se que muitos influenciadores, de vários níveis de popularidade, perderam entre 3% a 15% dos seus likes, nos países onde o Instagram começou os testes.hype2 instagram Instagram esconde os likes hype2

O Instagram, percebe que a contagem de likes é importante para muitos dos criadores de conteúdo, e está a trabalhar numa forma de eles poderem comunicar com os seus parceiros. Sem as contagens visíveis, as agências/marcas não poderão verificar se uma publicação tem envolvimento suficiente para justificar o pagamento. O Instagram precisará de arranjar uma alternativa, para as marcas poderem verificar as contagens.

Para muitos, esta medida é vista com bons olhos. Isto é um passo na direcção certa para acabar com vaidade e a natureza comparativa nas redes sociais. Os likes são a maneira mais fácil de gerar impacto, mas, não são a única medida de gerar impacto. Isto acabará por mudar a forma como a indústria trabalha nesta área, e acabará com a corrida aos likes.

Pôr um fim ao concurso de popularidade, pode levar a que as pessoas partilhem mais publicações fora do comum, tontas ou artísticas, independentemente da recepção do seu público. Isso pode fazer com que o conteúdo do Instagram seja mais diverso, surpreendente e atractivo ao longo do tempo, em comparação com uma estética cada vez mais ultrapassada da perfeição.

Um “boom” para a criatividade

Ao focar-se mais nas fotos e vídeos que publicam, os utilizadores terão de puxar pela criatividade. Desta forma, os utilizadores precisarão de se dedicar à criação de conteúdos mais relevantes, autênticos e que realmente tenham impacto sobre outras pessoas. Com isto, irá também fazer com que haja mais interacção com os seguidores (através de comentários e mensagens) e se crie uma relação, que com um simples like não existe.

Números altos não significam necessariamente qualidade (seja de seguidores ou de likes). As marcas devem dar mais atenção, para os dados que podem realmente significar algo para o negócio, tais como, partilhas, comentários, visitas ao perfil, alcance, mensagens privadas, publicações guardadas, impressões e conversões.

Esta medida irá com certeza, criar mais conteúdo de qualidade, que conquiste e interesse a audiência. Com o fim dos likes, a qualidade do conteúdo passa a ser o centro de tudo o que acontece no Instagram.

Filipa Almeida instagram Instagram esconde os likes filipa foto

Filipa Almeida

Licenciada em Psicologia pela UC, pós-graduada em Marketing Digital e Micro-Mba em Gestão Empresarial.
Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.
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Licenciada em Psicologia pela UC, pós-graduada em Marketing Digital e Micro-Mba em Gestão Empresarial. Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.

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