14 Tendências de Marketing para 2020

Neste artigo, exploraremos as principais tendências de marketing com base em pesquisas sobre as mais recentes técnicas. Agora que estamos quase em 2020, podemos analisar o enorme impacto que o marketing digital teve. Olhando apenas para a publicidade, verificamos que o Facebook e o Google dominam os investimentos.

Tendência 1. Marketing do ciclo de vida

Embora seja comum dizer que o ‘funil está morto’, uma vez que o perfil de consumidor sofreu mudanças, importa estar consciente de que é imperativo expandir um negócio, melhorando o branding, o que deverá ter impacto no aumento de contactos e consequentemente alargar a carteira de clientes. É importante fazer uma auditoria ao funil de vendas da sua empresa para que saiba em que ponto deve concentrar os seus esforços.

Tendência 2. Marketing de conversação

O marketing de conversação foi destacado como uma inovação importante a par da Inteligência Artificial. Dentro das tecnologias em ascensão nos próximos 2 a 5 anos, as três mais significativas são personificação, marketing em tempo real e de conversação.

Tendência 3. Marketing orientado a insights

O uso de análises e insights é fundamental para impulsionar o desempenho dos negócios e optimizar resultados. O marketing baseado em análises aumenta a probabilidade de superar a concorrência em termos de aquisição de novos clientes e melhora a fidelidade do cliente.

Tendência 4. Privacidade do consumidor

As repetidas violações de privacidade do Facebook, Google e outras marcas conduziram a muitos receios. Como tal, regulamentos de privacidade como o RGPD foram promulgados para melhorar a privacidade e foram aplicadas multas.

Este panorama mostra a necessidade dos profissionais de marketing trabalharem no sentido de reduzir o impacto potencial de violações de segurança e tranquilizar os clientes. Ao mesmo tempo, observamos uma ineficácia crescente dos métodos tradicionais, como cookies, o que dificulta a determinação do ROI (retorno do investimento) – supostamente um dos principais benefícios dos canais digitais.

No sentido de contornar este problema estão a ser desenvolvidas novas soluções para conhecimento do cliente, que podem melhorar a segurança, reduzir a fraude e melhorar a percepção sobre os clientes em vários dispositivos.

Tendência 5. Transformação digital e transformação de marketing

Actualmente ainda existem muitos desafios a nível da execução e implementação de estratégias de marketing digital. Os problemas incluem ausência de foco, falta de uma estratégia integrada, inexistência de testes e deficiente optimização. Essas empresas devem ser alvo de uma transformação digital, ou seja, desenvolver um roteiro para melhorar as habilidades digitais, integrando ao mesmo tempo actividades de marketing digital nas restantes actividades.

Basicamente o futuro consiste numa abordagem híbrida para gerir o marketing digital e ao mesmo tempo implementar acções dentro do marketing mais tradicional.

Tendência 6. Implementação de IA (Inteligência Artificial) em marketing

Actualmente o marketing digital está focado nos smartphones e esta tendência irá manter-se mas com uma grande ênfase no uso da inteligência artificial. Basicamente a IA poderá ser aplicada nas pesquisas por voz. Sabendo que a maioria dos serviços processa com êxito solicitações com palavras pouco claras, a pesquisa por voz é mais prática e conveniente. Alertamos para o impacto desta tendência no SEO de todos os sites, pelo que poderá ser necessário refazer conteúdos.

Tendência 7. Mapas online

É sabido que o Google conhece as nossas rotinas e localização. Deste modo, quando o utilizador abre um mapa terá em tempo real uma grande oferta de empresas e aquelas que não estiverem no maps é como se não existissem.

Tendência 8. Análise de emoções

A IA ainda não tem emoções mas pode interpretar o que escrevemos e a partir daí analisar se é algo positivo, negativo ou neutro. Isso ajudará a controlar a reputação da empresa, a atitude em relação aos seus serviços e a atrair mais utilizadores.

Tendência 9. Bots

Quem está online muitas vezes procura uma resposta rápida e é aí que surgem os bots. Eles são fáceis de programar e personalizar, podendo ser usados para vários propósitos:

– Respostas rápidas;
– Resolução de reclamações;
– Oferecer conteúdo adicional;
– Assistência no registo.

Quanto a esta ferramenta ainda há um longo caminho a trilhar, melhorar os bots aumentará a taxa de conversão.

Tendência 10. Concentre-se no vídeo

De acordo com estas estatísticas:

– Cerca de 70% dos utilizadores partilham o novo vídeo da marca favorita;
– 83% das empresas afirmam que o conteúdo em vídeo aumentou a sua conversão;
– 96% dos consumidores têm certeza de que o vídeo os ajuda a entender o produto com mais detalhes;
– 65% dos utilizadores visitam o site e 39% ligam para o após a visualização de um vídeo;
– 87% das empresas usam o vídeo como uma ferramenta de marketing.

Tudo isso não significa que imagens e texto percam relevância. No entanto, o vídeo é a ferramenta mais eficaz para transmitir informações.

Tendência 11. Youtube como uma ferramenta separada

– 87% dos profissionais de vídeo marketing usam activamente um canal no Youtube;
– 80% confirmaram que, devido a isso, foram capazes de alcançar o sucesso mais rapidamente;
– 88% planeiam usar o canal no futuro.

Tendência 12. Redes sociais

– Um bilião e meio de utilizadores mostram alta actividade no Facebook;
– Cerca de 2 biliões de mensagens são enviadas entre compradores e vendedores via Facebook;
– O whatsapp tem 1,3 bilião de utilizadores activos;
– Cerca de 55 biliões de mensagens são enviadas via WhatsApp diariamente.

Tendência 13. Personalização de conteúdo

O objectivo do utilizador é encontrar rapidamente o que ele gosta e obter exactamente o conteúdo que precisa num determinado momento. Isso significa que os profissionais de marketing têm de personalizar as suas mensagens. Obviamente que o público-alvo é segmentado de acordo com diferentes indicadores, como demografia, interesses ou distribuição geográfica pelo que a personalização do conteúdo é uma tendência constante pois permite oferecer produtos e serviços a um público adequado mais rapidamente.

Tendência 14. Controlo de spam

Tente procurar um apartamento para arrendar. Nas próximas duas semanas será alvo de anúncios imobiliários, o que é extremamente irritante! No fundo, o utilizador precisa de informações específicas num momento específico. Se ele as receber duas semanas depois, o interesse desaparecerá.

Em jeito de resumo frisamos que estas tendências devem ser interpretadas à luz de cada negócio. Não vale a pena tentar aplicar todas de uma vez só, mas ter noção do que poderá vir a ser o futuro para se adaptar o mais rapidamente possível. Para isso, contacte uma equipa de marketing eficiente, peça-nos uma proposta ainda hoje!

Filipa Almeida tendências 14 Tendências de Marketing para 2020 filipa foto

Filipa Almeida

Licenciada em Psicologia pela UC, pós-graduada em Marketing Digital e Micro-Mba em Gestão Empresarial.
Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.
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About Filipa Almeida

Licenciada em Psicologia pela UC, pós-graduada em Marketing Digital e Micro-Mba em Gestão Empresarial. Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.

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