Decisão acarreta aumento dos custos para os anunciantes
Talvez já tenha reparado que os anúncios nas laterais do Google Adwords desapareceram, explicamos de seguida os prós e contras e todas as implicações para o seu negócio.
Contras: Remoção dos anúncios das laterais obriga a repensar o orçamento em marketing digital
A remoção dos anúncios laterais deve aumentar os custos para os anunciantes uma vez que apenas são exibidos 3 ou 4 anúncios no topo da página de pesquisa. Agora a competição pelos quatro destaques é maior, o que vai elevar o custo por clique ou por visualização. Basicamente quem irá pagar serão as pequenas empresas com orçamentos menores que irão competir com grandes empresas.
Prós da remoção dos anúncios das laterais
Sem os anúncios do Google Adwords nas laterais, a experiência do utilizador nos desktops passa a ser semelhante à experiência que teria no Google mobile. Além disso, a taxa de cliques dos anunciantes irá aumentar dado que a concorrência é menor.
Pesquisa orgânica vs Pesquisa paga (Google Adwords)
Primeiro que tudo convém diferenciar a pesquisa paga da pesquisa orgânica. A pesquisa paga consiste nos links patrocinados, na compra de certas keywords ao Google Adwords, enquanto que a pesquisa orgânica está relacionada com o índice de qualidade do site (SEO).
Mas eu já tenho um site com conteúdos satisfatórios
Mas não basta, é importante adoptar uma estratégia SEO. Com esta alteração, a listagem de resultados orgânicos sofrerá alterações. Se o seu site até estava bem posicionado, uma vez que a competição irá aumentar, correrá o risco de descer no page rank e o seu site que antes estava por exemplo na primeira página pode saltar para a segunda.
A solução
O modo de reduzir o investimento no Google Adwords será contratar um especialista em SEO e melhorar os conteúdos do seu site. Assim, a médio prazo irá obter maior retorno e reduzir o investimento em marketing digital.
A Dreamweb, com largos anos de experiência em comunicação e marketing é o parceiro certo para si. Fale connosco hoje mesmo! Se quiser saber mais acerca deste assunto consulte a nossa página dedicada ao tema aqui.
Filipa Almeida
Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.
Latest posts by Filipa Almeida (see all)
- Qual a estratégia de marketing a adoptar em tempos de crise? - Maio 5, 2020
- O impacto do distanciamento social no Facebook - Março 30, 2020
- O que é o TikTok? - Março 27, 2020