O bloqueio geográfico (geoblocking com base no ip) é uma prática discriminatória que impede os cidadãos de acederem a lojas online com sede noutro Estado-Membro e assim adquirirem os seus produtos e serviços.
O projecto de regulamento, que deve ser aprovado, visa eliminar a discriminação com base nos seguintes factores: nacionalidade; local de residência e local de estabelecimento. A proibição do bloqueio geográfico é um elemento importante da estratégia para o mercado único digital, tornando-o num mercado único digital para a Europa.
Actualmente, apenas 15 % dos europeus compram produtos de lojas online noutro país da UE, uma das razões é precisamente a prática do “bloqueio geográfico”.
O regulamento relativo ao bloqueio geográfico permitirá eliminar tais restrições e desbloquear o comércio electrónico em benefício dos consumidores e das empresas. Além disso, o futuro regulamento prevenirá a discriminação de consumidores e empresas no tocante ao acesso a preços, às vendas ou condições de pagamento quando adquirem produtos e serviços noutro país da UE, promovendo um acesso equitativo a bens e serviços
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Fontes:
http://www.consilium.europa.eu/pt/policies/geo-blocking/
Filipa Almeida
Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.
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