Facebook vai sofrer alterações – Dia 1 da conferência F8 2019

O Facebook, ao longo das próximas semanas vai sofrer alterações, entre as quais vai adoptar um novo design. A rede social vai despedir-se da barra de menu para adoptar uma nova imagem, mais simples e com o branco como cor predominante. Estas novidades foram anunciadas na F8, Conferência Anual que o Facebook organiza, para dar a conhecer aquilo que vai sendo desenvolvido internamente.

As novidades incluem também ferramentas e funcionalidades, que ainda estão a ser testadas. A par da alteração cromática, a rede social redesenhou o “F” que utiliza como ícone de modo a torná-lo mais moderno, e que será, a partir de agora, o único elemento azul do Facebook.

Além da mudança visual, foi revelado um novo foco: as comunidades da plataforma – também conhecidas como Grupos – serão as estrelas do Facebook. O objectivo é fortalecer a construção de laços sociais, equiparando os grupos online aos amigos e familiares na vida real.

O Facebook também revelou que está a trabalhar na unificação das diferentes plataformas que possui, incluindo Instagram e WhatsApp, tendo como objectivo tornar a interacção dos utilizadores mais fluída.

Dia 1 da F8 2019: criar novos produtos e recursos para uma plataforma social focada na privacidade

A abertura do evento contou com a presença de Mark Zuckerberg, fundador do facebook, que fez uma palestra sobre o facto de estar a construir uma plataforma social mais focada na privacidade, dando às pessoas espaços onde elas podem se expressar livremente e conectarem-se com as pessoas e comunidades mais importantes, passando de seguida a palavra aos líderes/directores do Facebook, Instagram, WhatsApp, Messenger e AR/VR para apresentarem as novidades.

Messenger

À medida que construímos um futuro de comunicações mais privadas, o Messenger anunciou novos produtos e recursos para ajudar a criar laços mais estreitos entre pessoas, empresas e programadores.

– Um aplicativo mais rápido e leve: O objectivo é reconstruir a arquitectura do Messenger para ser mais rápido e leve. Este Messenger totalmente redesenhado vai ser lançado ainda este ano.

– Assistir a conteúdos em conjunto: Apesar de não estar com os seus amigos ou familiares na sua sala de estar, o objectivo do Messenger é permitir que descubra e assista a vídeos do Facebook em conjunto e em tempo real. Também poderá partilhar facilmente um vídeo do Facebook no Messenger e convidar outras pessoas para assistirem simultaneamente enquanto estiver a enviar mensagens ou em vídeo-chamada. Esta funcionalidade já entrou em testes e vai ser lançada globalmente ainda este ano.

– Uma app para desktop: Futuramente, vai poder fazer o download da aplicação na sua área de trabalho (Windows e MacOS) e fazer vídeo-chamadas em grupo, colaborar em projectos ou realizar várias tarefas enquanto conversa no Messenger. Esta funcionalidade vai ser lançada ainda este ano.

– Conectar-se com amigos próximos: No Messenger, vai ser introduzido um espaço dedicado à descoberta de histórias e mensagens com os seus amigos e familiares mais próximos.

– Ajudar empresas a conectarem-se com os seus clientes: As empresas poderão criar facilmente um anúncio que leva as pessoas a uma simples sessão de perguntas e respostas no Messenger para saber mais sobre os clientes.

WhatsApp

– Catálogo de Negócios: As pessoas e as empresas encaram o WhatsApp como uma óptima maneira de manterem contacto. Nos próximos meses, os utilizadores poderão ver um catálogo de empresas no WhatsApp. Através desses catálogos, as empresas podem mostrar os seus produtos de uma maneira fácil, rápida e eficaz.

Facebook

As pessoas vêm o Facebook como uma forma de manterem contacto com amigos e familiares, mas com o tempo torna-se mais do que isso – também é um lugar para entrar em contacto com pessoas que partilham os seus interesses e gostos. O Facebook está a fazer alterações que colocam os Grupos numa posição central.

– Um novo design: O FB5, vai ser o novo design para o Facebook, este é mais simples, mais rápido, mais imersivo e com o objectivo de facilitar pesquisas e conseguir aceder aos recursos mais utilizados.

– Colocar os grupos em primeiro lugar: Este novo design facilita a passagem das pessoas dos espaços públicos para os mais privados, como os Grupos. Existem dezenas de milhões de grupos activos no Facebook. É por isso que vão ser lançadas novas ferramentas que facilitarão a descoberta e interacção com grupos de pessoas que partilham os mesmos interesses. Todos os grupos vão ter um feed personalizado de actividades, permitindo encontrar rapidamente os grupos pelos quais têm interesse. Os conteúdos partilhados nos grupos vão ser privilegiados no feed de notícias Como as várias comunidades têm necessidades diferentes, serão introduzidos novos recursos para diferentes tipos de grupos. Por exemplo, em grupos da área da saúde, os membros podem publicar perguntas e partilhar informações sem que o seu nome apareça numa publicação; nos grupos de emprego vai ser possível enviar candidaturas de uma forma rápida e directa. Relativamente ao Facebook Live, vão ser exploradas novas formas que permitam aos consumidores fazer perguntas e pedidos sem sair da transmissão ao vivo, visto que esta plataforma é utilizada para vender coisas em grupos de compra e venda.

Conhecer novos amigos: O Facebook criou o “Meet New Friends” para ajudar as pessoas a iniciarem amizades com pessoas que partilham os mesmos grupos, escola, local de trabalho ou cidade. No entanto, ele só será activado se a pessoa quiser fazer novos amigos.

Instagram

Em breve, vai poder comprar looks inspirados nos criadores de conteúdo que adora. Apenas num toque, vai poder ver aquilo que estão a usar, e pode comprar esses mesmo produtos imediatamente. Também será apresentado um novo design de câmara, mais fácil para partilhar fotos ou vídeos e irá facilitar o uso de ferramentas criativas, como filtros e gifs.

AR / VR

Está a ser construída uma tecnologia sobre como interagimos naturalmente com as pessoas, com o objectivo de ajudá-las a fazerem vídeo-chamadas com alta qualidade.
Vai poder ligar para qualquer um dos seus amigos que usam o WhatsApp – ou o Messenger – através do seu telemóvel. Isto só chegará à Europa no próximo Outono.

– Vídeo-Chamada: Através do portal que está a ser desenvolvido, poderá dizer “Hey Portal, Good Morning” para receber actualizações sobre aniversários, eventos e muito mais. Também vai ser possível enviar mensagens de vídeo privadas para os seus familiares e amigos.

–  Superframe para exibir as suas fotos favoritas: poderá partilhar as suas fotos favoritas quando não estiver numa chamada. Vai poder adicionar fotos ao SuperFrame a partir do seu feed do e também poderá adicionar os seus favoritos do Instagram.

Filipa Almeida alterações facebook Facebook vai sofrer alterações – Dia 1 da conferência F8 2019 filipa foto

Filipa Almeida

Licenciada em Psicologia pela UC, pós-graduada em Marketing Digital e Micro-Mba em Gestão Empresarial.
Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.
Filipa Almeida alterações facebook Facebook vai sofrer alterações – Dia 1 da conferência F8 2019 filipa foto

About Filipa Almeida

Licenciada em Psicologia pela UC, pós-graduada em Marketing Digital e Micro-Mba em Gestão Empresarial. Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.

Os comentários estão fechados.

error:

Ao continuar a usar o site, concorda com o uso de cookies que possibilitam a melhoria dos nossos serviços. Pode alterar as definições de cookies a qualquer altura. mais informação

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close