Com as imposições resultantes do surto de Coronavírus (Covid-19) muitas empresas estão a solicitar aos profissionais que trabalhem em casa como precaução para reduzir o risco de exposição.
De modo a limitar e retardar o avanço da doença muitas empresas recomendam o teletrabalho. A DGS aconselha, ainda, as empresas a recorreram a formas alternativas de trabalho, como o teletrabalho, reuniões por vídeo, assim como o acesso remoto dos clientes. Para este efeito, as companhias devem reforçar as infraestruturas tecnológicas de comunicação.
À medida que o actual surto de COVID-19 se aproxima de uma pandemia , as empresas têm de fazer escolhas. Por exemplo, o Facebook, a Google e o Twitter pediram aos seus funcionários que trabalhem a partir de casa. O Facebook cancelou o seu evento anual F8 e o Twitter anunciou que não estará presente no South by Southwest (SXSW), um festival de cinema, música e tecnologia que acontece em Austin, no Texas.
É sabido que as empresas de base tecnológica são altamente encorajadoras desta forma de trabalho por permitir flexibilidade, aumentar a criatividade, permite poupar em deslocações e refeições, permite uma maior autonomia de trabalho que pode impactar na produtividade, flexibilizar a gestão de tempo, libertação de espaço e recursos na empresa, aumentam os níveis de satisfação e permite contratar recursos humanos de outras áreas geográficas. Mas também as restantes empresas podem ter alguns colaboradores em regime de trabalho remoto.
Basicamente o trabalho à distância é uma forma de as empresas se precaverem e garantirem que não há pausas forçadas. Esta mudança pode ser um pouco perturbadora, mas actualmente há ferramentas que suavizam este isolamento. Ora vejamos, os chats possibilitam a partilha de informação, as videoconferências estimulam a interacção dentro da equipa, há também clouds com áreas partilhadas. A tecnologia serve para manter as equipas ligadas e promover a coesão. Também deverá definir objectivos e acompanhe a equipa. Não se esqueça que delegar implica ter confiança na equipa que contratou e quem sabe não retira da situação actual conclusões que poderão ser proveitosas!
Se pondera colocar alguns profissionais em regime de teletrabalho lembre-se que é fulcral ter uma boa comunicação interna, garantir boas ferramentas de marketing, manter um website funcional que traga retorno.
Este artigo pretende ser um guia geral para que a sua empresa trabalhe remotamente. Quer uma ferramenta de trabalho que assegure o cumprimento dos objectivos da empresa? fale connosco.
Filipa Almeida
Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.
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