Por vezes, os departamentos de marketing internos (das empresas) acham que, ao contratar uma agência de comunicação, irão perder trabalhos e o seu lugar dentro da empresa. Muito pelo contrário!
Nos dias de hoje é fundamental trabalhar em equipa e partilhar conhecimentos adquiridos uns com os outros, para que os trabalhos sejam mais completos, autênticos e criativos/inovadores. Ao contratar uma agência de comunicação para colaborar e ajudar o seu departamento de marketing, está a fazer um excelente investimento, porque as agências têm os meios e materiais necessários para produzir conteúdos.
Uma agência de comunicação tem profissionais qualificados, meios próprios e experiência para:
– criar e renovar páginas web;
– desenvolver lojas online que potenciam o seu negócio;
– optimizar páginas web tendo em conta os critérios SEO;
– criar vídeos institucionais ou promocionais que aumentam a notoriedade da sua empresa;
– organizar eventos empresariais do ínicio ao fim;
– conceber uma imagem de marca (Branding) ou renová-la;
– gerir redes sociais de modo a alcançar novos mercados;
– gerar campanhas online;
– disponibilizar serviços de design gráfico.
Desenvolva um processo:
1. Faça uma reunião com a agência de comunicação e com o departamento de marketing da sua empresa para conseguirem perceber os seus objectivos e como o departamento de marketing pode trabalhar em equipa com uma agência de comunicação. Estas reuniões podem ajudar a aliviar a tensão ou o medo/receio.
2. A equipa do seu departamento marketing tem um feedback do ponto de vista da sua marca, portanto considere reunir com eles antes de apresentar a agência de comunicação, para lhes explicar o quão benéfico pode ser trabalhar em equipa.
3. Quando se trata de tomar decisões faça-o primeiro com a sua equipa do departamento de marketing. Assim, após essa reunião, vão conseguir transmitir à agência de comunicação aquilo em que ela vos pode ajudar.
4. Lembre-se que o seu departamento de marketing pode estar demasiado focado na sua empresa, produto ou serviços. Uma agência externa ao trabalhar com diversos clientes, dá-lhe informação nova, traz criatividade e acrescenta valor à sua empresa por trabalhar com vários mercados.
Sendo assim, uma agência de comunicação vai complementar o seu departamento de marketing, ajudando, a encontrar novas estratégias e a realizar projectos de acordo com as suas necessidades.
Acreditamos que há uma grande oportunidade para um novo estilo de parceria criativa com clientes que, no final, pode resultar num trabalho ainda melhor e mais inteligente.
Filipa Almeida
Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.
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