BLACK FRIDAY: um fenómeno global

Em Portugal, a Black Friday ou “sexta-feira negra“, é o maior evento de compras. Este evento que até há pouco tempo, era conhecido apenas nos Estados Unidos, ganhou popularidade no mundo inteiro nos últimos anos.
Este ano vai decorrer no dia 29 de novembro, como sempre é a sexta-feira depois de Ação de Graças nos Estados Unidos.

O que é a Black Friday?

A Black Friday nasceu nos Estados Unidos, no início dos anos 90, em Filadélfia. O primeiro uso do termo Black Friday deu-se, não para se referir às compras de Natal, mas para classificar uma crise económica, na sexta-feira de 24 de setembro de 1869.

Outra das histórias que acompanham o nome, tem a ver com o papel dos pequenos comércios. Isto porque, depois de um ano de grandes perdas (números a vermelho nas contas), por fim, depois do dia de Ação de Graças, chegava a época natalícia, onde começavam os saldos e, com eles, em vez de números vermelhos, conseguiam-se “números negros”, ou seja, positivos.

Contudo, uma das teorias é também que a sua origem está associada à polícia de Filadélfia. A expressão terá surgido na década de 50, pela boca dos próprios polícias, perante o caos que se gerava na cidade no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças.

É um evento promocional anual que decorre na última sexta-feira de novembro, após o feriado de Ação de Graças. Nos países da América do Norte, a Black Friday é um acontecimento de grande popularidade. Na madrugada da campanha, ou mesmo antes, é muito comum encontrarmos filas de pessoas à porta das lojas e dos centros comerciais a aguardarem o início da promoção, na esperança de conseguirem os melhores preços. Por coincidência, a Black Friday marca também o início da época das compras de Natal.

Black Friday: números e factos

O auge da actividade dos consumidores, começa logo à meia-noite e também de manhã, entre as 10h e as 11h. Na Black Friday em Portugal, um consumidor compra em média 3 produtos. Quando aos gastos, os portugueses planeiam gastar em média cerca de 200€, tanto online como em lojas físicas.

O aumento de interessse pelas ofertas da Black Friday em todo o mundo, nos últimos 5 anos, aumentou em média 117%. Todos os anos, em quase todos os países, a febre das compras resulta em novos recordes de venda. A Black Friday impulsiona a economia global, aumentando o número de transações online significativamente em comparação com um dia normal. O valor médio global, do desconto durante a Black Friday é de 55%.

Os saldos da Black Friday ocupam um lugar especial tanto do ponto de vista das vendas no comércio eletrónico como da atividade dos compradores. Os preparativos para a Black Friday, começam-se a notar logo no ínicio de novembro. Tanto pequenas e médias empresas, como grandes empresas aderem à Black Friday e anunciam saldos e promoções que vão acontecer no fim do mês, tanto nas lojas online como físicas.

Black Friday: tendências dos últimos anos

No ínicio, a Black Friday era um evento de um dia só, próprio dos Estados Unidos. Contudo, nos últimos anos, este acontecimento tornou-se uma maratona de vários dias de saldos que começam na quinta-feira e duram a semana inteira. Existem casos conhecidos, em que anunciam a Black Friday já como um evento que dura a semana ou mesmo o mês todo. Imensas lojas fazem um pre-sale para ganhar a atenção dos clientes. Mesmo assim, o auge do interesse dos clientes ocorre mesmo no dia.

Dados estatísticos indicam que a maior parte das consultas relacionadas com a Black Friday, acontece no próprio dia. O interesse dos clientes começa a ser maior nos dois dias antes, ou seja, quarta e quinta-feira. Sendo que no dia a seguir, sábado, volta para um valor baixo. Esta tendência não é só em Portugal, mas também em vários países. O aumento das vendas na Black Friday, numa média mundial, aumenta em cerca de 660% comparado com um dia comum. Em Portugal esse aumento é de 792%. (fonte: Black-Friday.Global).

As horas de pico de atividade diferem entre países, mas, normalmente acontecem logo de manhã ou à noite. Há sempre um auge à meia-noite, logo quando aparecem as primeiras ofertas.

As estatísticas dos últimos anos mostram que em Portugal as categorias mais populares durante a Black Friday são vestuário, calçado, cosméticos e perfumes, eletrónicos e eletrodomésticos. De modo geral, em todo o mundo durante a Black Friday, os produtos mais comprados são os que entram na categoria da moda.

Gastos e Dispositivos usados online

Os consumidores planeiam participar tanto nos saldos online, como nas lojas físicas. Os maiores gastos são feitos por os consumidores que pretendem aproveitar tanto os descontos nas lojas online, como nas lojas físicas. Em média, esse tipo de consumidor em Portugal, gasta cerca de 180€.

Os países onde mais se gasta na Black Friday são os Estados Unidos, Canadá, Grã-Bretanha, Irlanda e EAU. Por contrário, os países que menos gastam neste dia são a Índia, Filipinas, Nigéria, Cazaquistão e Paquistão.
Nos Estados Unidos gasta-se em média 429€, sendo mesmo o país com maior média. Pelo contrário, o Paquistão é o país onde menos se gasta, com uma média de 31€  (fonte: Black-Friday.Global).

A maioria das compras feitas online durante a Black Friday, é através de um smartphone, seguido de compras através de computadores. Em países como a Alemanha, Itália, Argentina e Finlândia a maioria das compras online foram feita a partir de smartphones. Já em país como a Suécia, Estados Unidos, África do sul e Polónia, a maior parte das compras foi através de um computador. Comprar online através de um smartphone começa cada vez mais, a ser uma tendência por todo o mundo.

Filipa Almeida black friday BLACK FRIDAY: um fenómeno global filipa foto

Filipa Almeida

Licenciada em Psicologia pela UC, pós-graduada em Marketing Digital e Micro-Mba em Gestão Empresarial.
Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.
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