Bitcoin perde 20% do seu valor

Bitcoin caiu 20% com os programadores a lutar pelo seu futuro!

Depois de parecer que estava à beira de um precipício na semana passada, a Bitcoin caiu no fim-de-semana e perdeu mais de 20% do seu valor. A moeda virtual caiu para os 970 dólares e está a ser negociada em torno dos 1.000 dólares, depois de ter alcançado 1.259 dólares na semana passada.

De acordo com o Wall Street Journal, o acidente deve-se a um desacordo entre os programadores e investidores. Nos bastidores, houve uma batalha de dois anos em torno da melhor forma de executar a plataforma digital.

Neste mercado as transacções são negociadas em lotes conhecidos como “blocos”. Actualmente, o tamanho máximo que pode ser processado para um bloco de transacções é um megabyte. Os programadores concorrentes pretendem aumentar o tamanho dos blocos de negociação à medida que a rede se expande.

Assim, recentemente, foi levantada uma proposta para criar uma plataforma chamada Bitcoin Unlimited, que não colocaria restrições de tamanho sobre o tamanho dos blocos para o processamento de transacções. Os programadores que desejam manter a versão actual estão a aderir a uma proposta chamada Bitcoin Core.

Então, o que causou o acidente?bitcoin bitcoin Bitcoin perde 20% do seu valor bitcoin 2 300x141

Os proponentes do formato Bitcoin Unlimited ameaçam configurar uma “bifurcação” no mercado da moeda virtual, que se traduz numa plataforma alternativa de software para o comércio Bitcoin. O novo formato seria incompatível com a plataforma actual, criando assim uma divisão!

Esta decisão levaria ao aparecimento de duas versões da moeda e iria contra um dos principais factores de estabilidade da mesma. No comércio Bitcoin cada transação é feita em espelho, o que, por sua vez, cria um registo transparente sem a ocorrência de erros no histórico de transacções da moeda. A possibilidade acrescida de um mercado dual aumentou a incerteza bem como o risco de liquidez para os participantes no mercado.

Quem é afinal o pai da bitcoin?

Desde que a bitcoin foi criada, em 2009, a origem desta moeda virtual foi sempre um mistério e alvo de especulação. Até que, em Maio do ano passado, o cientista e empresário australiano Craig Wright, de 44 anos, assumiu a “paternidade” da invenção.

Nos anos 90 Craig Wright trabalhava como chefe de cozinha francesa mas continuava a estudar. Começou por estudar Engenharia na Universidade de Queensland, na Austrália, mas entretanto mudou para Ciências da Computação. Depois disso, a carreira deste australiano, que assumiu a “paternidade” desta moeda, esteve sempre associada à tecnologia.

Para provar que é o verdadeiro criador da moeda, Wright forneceu à BBC vários documentos e provas. Mas ainda há quem duvide. Até porque, até ao fim de Abril de 2016, a invenção da moeda virtual era atribuída a Satoshi Nakamoto. A BBC concluiu que o sr. Wright pode ser Nakamoto, mas há questões importantes que se mantêm. Na verdade, poderá nunca ser possível saber sem dúvidas quem foi o seu verdadeiro criador.

Filipa Almeida bitcoin Bitcoin perde 20% do seu valor filipa foto

Filipa Almeida

Licenciada em Psicologia pela UC, pós-graduada em Marketing Digital e Micro-Mba em Gestão Empresarial.
Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.
Filipa Almeida bitcoin Bitcoin perde 20% do seu valor filipa foto

About Filipa Almeida

Licenciada em Psicologia pela UC, pós-graduada em Marketing Digital e Micro-Mba em Gestão Empresarial. Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.

Os comentários estão fechados.

error: