Os avanços tecnológicos terão um grande impacto no modo como as empresas irão comunicar, quer a nível interno quer a nível externo. Uma das novas tendências, que está a surgir no ano de 2019, é o uso da inteligência artificial.
Chatbots
O que é um chatbot? Basicamente é um robot capaz de trocar mensagens e manter uma conversa. Com o crescimento das social media, os consumidores preocupam-se em encontrar uma marca autêntica e procuram por feedback de negócios e produtos. Isso torna o atendimento ao cliente e a resposta a questões cada vez mais importantes.
Para conseguir responder aos seus clientes, muitas empresas irão começar a utilizar chatbots. À medida que estes se tornarem mais inteligentes e fiáveis, as pessoas irão confiar e contar com a ajuda da Inteligência Artificial.
Num mundo que caminha para o imediatismo, os chatbots serão uma vantagem competitiva para as empresas em termos de poupança de tempo e automatização dos processos. Empregar inteligência artificial no atendimento ao cliente vai aumentar a eficiência e reduzir os custos para as empresas. Numa compra de impulso, por exemplo, os clientes ao obterem uma resposta rápida irão decidir mais facilmente.
Assistentes pessoais artificiais
À medida que a inteligência artificial se torna mais avançada, as suas capacidades são aparentemente infinitas. Estima-se que estas serão capazes de fazer chamadas telefónicas sem se notar que é um robot que está a falar, e espera-se que sejam capazes de se integrar nas operações quotidianas, criando reuniões e transcrevendo debates. Assim sendo, as tarefas rotineiras num escritório vão ser eliminadas, libertando agenda para um trabalho mais produtivo.
Experiências hiper-personalizadas
O conceito de uma experiência hiper-personalizada significa que a Inteligência Artificial está a aprender e a entender as respostas humanas. Aqui notamos uma mudança de paradigma que já tem vindo a acontecer na área da comunicação, com a introdução do digital deixámos a massificação para trás, sendo possível segmentar. Porém, com a inteligência artificial seremos capaz de adequar as nossas ferramentas a cada indivíduo. Ao criarmos esta relação, o cliente vai ligar-se à nossa marca, sentindo-se único. Uma compra, deixou de ser unicamente uma compra, sendo uma experiência.
Blockchain
O Blockchain, depois de ser aperfeiçoado, terá um efeito duradouro na comunicação empresarial. Em termos simples, blockchain é a tecnologia que sustenta a moeda digital. Como já sabemos, as moedas digitais, como o bitcoin, estão em ascensão. O Blockchain permite que as informações digitais sejam distribuídas, não copiadas, o que significa que cada dado individual pode ter apenas um proprietário.
Realidade virtual
A tecnologia de realidade virtual permite que o utilizador possa mergulhar numa experiência de visão 3D em tempo real, combinada com sons e dados de localização. Isso dá às pessoas a capacidade de alterar o seu próprio ambiente virtual e é algo que pode ser utilizado com mais frequência nos negócios.
Esta nova tecnologia pode ser usada para enviar mensagens poderosas a determinados públicos-alvo, visto que irá criar fortes conexões emocionais que mudam atitudes e acções.
Já estamos a testemunhar o surgimento de novas tecnologias que estão longe de alcançar as suas capacidades completas. No entanto, isso diz muito sobre as mudanças que se avizinham comunicação empresarial e como essas tendências irão perdurar nos anos vindouros.
Filipa Almeida
Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.
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