Como é habitual gostamos de antecipar algumas tendências que poderão surgir em 2019. Há um ano atrás tentávamos antecipar algumas tendências para 2018. Será que se confirmaram? Será que serão ampliadas em 2019? Leia o artigo do ano passado “Tendências para 2018“. Num mundo em permanente mudança, se podermos planear ou antecipar determinados cenários quem fica a ganhar serão os nossos clientes.
1. As pessoas tendem a confiar em conhecidos e em conteúdo respeitável ao invés de anúncios.
A perda de alcance dos anúncios é uma tendência que se tem vindo a afirmar gradualmente. Um estudo da Nielsen de 2015 mostrou que as quatro principais fontes de publicidade mais confiáveis eram: conhecidos, sites de marca, sites editoriais e reviews.
Na verdade, 30% de todos os utilizadores recorrem a bloqueadores de anúncios, o que significa que os anúncios tradicionais agora não atingem 30% dos possíveis membros do público-alvo. Então, isso significa que os profissionais de marketing devem abandonar completamente os anúncios? Não necessariamente. Na verdade ainda há lugar para alguns anúncios, mas eles precisam ser mais relevantes e valiosos para o consumidor. É por isso necessário apostar no marketing de conteúdo, marketing de influência e parcerias de referência que fornecem valor real para o consumidor.
2. A criatividade, não conformidade, irá fazer a diferença.
As campanhas deverão ser verdadeiramente criativas, concentrando-se em envolver os membros do público-alvo.
3. Os vencedores não se preocupam com barreiras internas.
O marketing só terá sucesso quando realizado em conjunto com outros departamentos das empresas, a aposta será em sinergias, em construir pontes em vez de barreiras. Empresas líderes são construídas em departamentos que trabalham juntos, onde a informação flui. Criar conteúdo atraente não é apenas uma preocupação de marketing. Um óptimo conteúdo pode abastecer outras partes da empresa.
4. Entender como os seus clientes comunicam é vital.
Os clientes esperam que as empresas se comuniquem com eles da maneira que preferirem. É por isso que é tão importante que os profissionais de marketing estejam cientes das preferências de comunicação de seus clientes. Neste contexto alertamos para uma tendência que tem vindo a surgir, a pesquisa por voz.
5. Utilidade e autenticidade irão combater os relacionamentos perdidos através da tecnologia e automação.
Embora a automação possa abranger tarefas básicas, é importante fazer o possível para adicionar um toque pessoal ou oferecer ajuda directa quando possível.
Leia o artigo na integra aqui.
Filipa Almeida
Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.
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