A assessoria de imprensa é uma área ainda muito descurada pelas empresas, talvez porque desconheçam a sua finalidade ou vantagens. Basicamente consiste numa actividade que visa trabalhar por forma a conseguir a menção positiva de uma marca em conteúdo de carácter editorial. O assessor de imprensa também intervém na gestão de menções negativas, como ocorre em crises.
Eis as 5 principais razões para contratar um serviço de assessoria de imprensa:
1. Validação de terceiros
Os consumidores sabem que a publicidade e as opiniões são muitas vezes compradas. Mas ao ter uma terceira parte independente, como a imprensa, que pode escrever acerca da sua empresa, o seu valor e aquilo que oferece, é algo que será visto como credível.
2. Conteúdo
Alguns profissionais vêm o marketing de conteúdo e a assessoria de imprensa como actividades independentes. Isso está errado. A assessoria pode expandir o alcance do conteúdo. Claro que nem todo o conteúdo poderá ter a cobertura da imprensa, mas é possível planear o conteúdo de maneira a ter cobertura.
3. Branding
A Assessoria não pode substituir a identidade da empresa, mas pode reforçar a sua estratégia. A melhor maneira de comunicar a identidade da sua empresa ou marca é associando a empresa aos produtos ou serviços que disponibiliza. Assim, quando um jornalista pensar num produto ou serviço, irá lembrar-se da sua empresa, o que irá ajudar na divulgação da sua empresa.
4. Alcance
Muitos pensam que para ter alcance é preciso, incorporar publicidade, palavras-chave, landing pages, vídeos… E apesar de serem boas estratégias para melhorar o alcance, com algum planeamento é possível que esse conteúdo também possa ser media-friendly, ou seja, ter valor para ser difundido em jornais ou revistas, aumentando o seu alcance.
5. Divulgar o seu ponto de vista
Quantas vezes já leu um artigo relativo à sua empresa e achou que não reflectia os valores da sua empresa? É preciso explicar o porquê daquilo que a sua empresa faz. Explicar como inovou, ou tornou o mercado mais competitivo, em que é que se distingue junto dos seus concorrentes.
Se pretende uma comunicação eficaz da sua empresa fale connosco.
Filipa Almeida
Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.
Latest posts by Filipa Almeida (see all)
- Qual a estratégia de marketing a adoptar em tempos de crise? - Maio 5, 2020
- O impacto do distanciamento social no Facebook - Março 30, 2020
- O que é o TikTok? - Março 27, 2020