18 Dicas de comércio electrónico que deve conhecer

Quanto mais informações tivermos sobre os consumidores, melhor poderemos comercializar produtos. Precisamos saber o que os consumidores esperam e procuram ao fazer compras online e adaptar cada loja para não apenas atender, mas superar essas expectativas. Neste artigo, falaremos de 18 estatísticas de comércio electrónico que irão ajudar a entender melhor os consumidores de hoje e os seus hábitos de compras, além de sugestões e exemplos concretos para ajudar a desenvolver uma estratégia de marketing eficaz.

Demografia

Estatística # 1: 1.66 biliões de compradores digitais globais em 2017 (Statista) Até o momento, existem 7,6 biliões de pessoas no mundo. Isso significa que 21,8% da população mundial compra online e, em 2021, o número deverá aumentar para mais de 2,14 biliões. Esse é um enorme grupo de potenciais compradores. Então, se você ainda não está vendendo online, esses números devem convencê-lo a fazer isso. Nota: você não pode comercializar para todos, por isso é importante entender o comprador-alvo para saber o que faz com que eles comprem. Personalize as estratégias de marketing para o indivíduo e você terá mais hipóteses de se destacar da concorrência.

Estatística # 2: homens gastam 68% mais online do que mulheres (KPMG). Isto não significa que os homens comprem mais do que mulheres, eles gastam mais por transacção. Os consumidores do sexo masculino são mais propensos a comprar itens com preços mais elevados. Considerando que as mulheres tendem a comprar itens com preços mais baixos, como cosméticos e roupa. Oferecer produtos relacionados facilita que os clientes adicionem itens rapidamente sem precisar abandonar o carrinho para procurar mais produtos. Nota: mostre apenas itens relevantes para o que já está no carrinho.

Estatística # 3: Geração X Compra Mais Online do que os Baby Boomers e Millennials (KPMG) A geração X (pessoas nascidas entre 1966 e 1981) faz mais compras online do que qualquer outra faixa etária. Isso pode ser uma surpresa para muitos, considerando que os Millennials são os nativos digitais de nossa sociedade no entanto, a maioria ainda não possui rendimentos. Espera-se que as compras online dos Millennials aumentem exponencialmente no futuro e ultrapassem os gastos das gerações mais antigas. Nota: Aposte nos Millennials, que vêm os produtos que compram como uma extensão de sua imagem e, se um produto não tiver um efeito positivo na auto-imagem desejada, não o comprarão.

Pagamento e Gastos

Estatística # 4: em 2018, as vendas de comércio electrónico representaram 11,9% de todas as vendas de retalho no mundo inteiro (Statista) com tendência a crescer. Nota: Priorize a experiência do utilizador acima de tudo.

Estatística # 5: Existem mais de 254 milhões de contas PayPal ativas no mundo (Statista) Este é um crescimento de 15 por cento ano a ano em comparação com 220 milhões em 2017. Com o PayPal, os clientes podem comprar produtos online sem ter que facultar dados do seu cartão de crédito, o que simplifica o processo de check-out. Quanto mais rápido e mais fácil o cliente fizer o checkout, maior a probabilidade de concluir a compra. Nota: Dar aos clientes várias opções de pagamento aumentará as taxas de conversão e reduzirá o abandono de carrinho.

Estatística # 6: A partir do 2º trimestre de 2018, 2,86% das visitas ao site de comércio electrónico foram convertidas em compras (Statista) Com uma taxa de conversão média de apenas 2,86%, há muito espaço para melhorias. A conversão de visitantes em clientes está a ficar mais difícil devido à feroz concorrência. Oferecer os preços mais baixos ou os melhores produtos já não é suficiente. É preciso oferecer uma experiência de compra pessoal para o visitante. Nota: use suas configurações de cookies para reconhecer os clientes recorrentes e facilitar a compra.

Estatística # 7: No terceiro trimestre de 2018, os smartphones representavam 61% das visitas (Statista). O comércio móvel está a ganhar espaço. Agora é o dispositivo preferido para navegar online. Assim é necessário considerar tanto o mobile como o desktop. Nota: Optimize a loja online para mobile sem se esquecer dos outros canais.

Hábitos de compra

Estatística # 8: 65% dos consumidores fazem comparações de preços em dispositivos móveis e em lojas físicas (KPMG). Para evitar que clientes abandonem uma loja (on-line ou off-line), muitas empresas usam a correspondência de preços. Nota: Comunique esse facto com clareza e num lugar de destaque.

Estatística # 9: A razão pela qual as pessoas fazem compras online é porque podem comprar 24/7 (KPMG) Cinquenta e oito por cento dos consumidores fazem compras on-line devido ao horário de funcionamento on-line. Mas mesmo que sua loja online não feche, o seu departamento de atendimento ao cliente fá-lo. Nota: possibilite o contacto fora do horário de expediente de várias formas e seja breve nas respostas.

Estatística # 10: 30% dos consumidores dizem que preferem comprar num site do qual compraram anteriormente (KPMG) Depois de os consumidores terem uma boa experiência com uma marca, é mais provável que voltem a essa marca e a recomendem a outras pessoas. Nota: respeite o cliente e a sua privacidade.

Abandono de Carrinho

Estatística # 11: 60% dos compradores abandonam os carrinhos por causa dos custos extras inesperados (Instituto Baymard) Esses custos extras incluem portes, impostos e outras taxas. Para evitar este comportamento informe os visitantes sobre quaisquer custos adicionais antecipadamente antes que eles entrem no carrinho. Nota: ofereça portes gratuitos para pedidos acima de um valor específico para reduzir o abandono de carrinho e aumentar o valor médio do pedido. De acordo com a HubSpot, 24% dos compradores estão dispostos a gastar mais para se qualificar para portes grátis.

Estatística # 12: E-mails de carrinho abandonados têm uma taxa média de abertura de 45% (Moosend) Se você já deixou um checkout antes de concluir um pedido, é provável que você tenha recebido um e-mail de carrinho abandonado. O objectivo é ajudá-lo a superar objecções e tornar-se cliente (conversão). Nota: Há uma razão para adicionar itens ao carrinho e uma razão pela qual optamos por não comprar. Se conseguir identificar esses dois motivos estará no caminho certo para escrever o e-mail de recuperação perfeito.

Estatística # 13: E-mails de carrinho abandonados enviados dentro de 20 minutos têm uma taxa de conversão média de 5,2% (SaleCycle). O tempo do seu e-mail de carrinho abandonado tem um grande efeito nas taxas de conversão. É por isso que é importante enviar os seus e-mails de carrinho abandonados rapidamente para garantir que sua marca continua a ser lembrada quando receber o e-mail. 

Estatística # 14: Campanhas de intenção de saída convertem entre 2% a 4% dos visitantes que abandonam (Sleeknote) As campanhas de intenção de saída podem ser irritantes… Mas só se abusarmos deles. Uma boa prática é adicionar campanhas de intenção de saída ao seu checkout para reduzir o abandono de carrinho. Com campanhas de intenção de saída, pode transformar visitantes em leads de e-mail ou fazer com que eles concluam suas compras. Nota: identifique a razão pela qual os visitantes abandonam o carrinho e tentam eliminar essa preocupação.

Comentários e Atendimento ao Cliente

Estatística # 15: 30% dos consumidores online publicaram comentários sobre produtos online (KPMG) As avaliações são altamente eficazes quando se trata de estimular os clientes potenciais a fazer uma compra. Devemos sempre incentivar os visitantes a rever a sua experiência de compra. A melhor hora para pedir uma revisão é logo após a compra. Nota: Incentive os seus clientes a deixar avaliações e exibi-las no seu site. 

Estatística # 16: 81% dos consumidores confiam no conselho da família e dos amigos (HubSpot) As compras online tornaram mais fácil para os consumidores mostrar um produto aos seus amigos ou familiares para obter uma segunda opinião antes de fazer uma compra. Para ajudar a incentivar os visitantes a comprar, inclua diferentes opções de partilha que ajudarão os clientes a obter feedback. 

Estatística # 17: 80% dos entrevistados disseram que haviam parado de fazer negócios com uma empresa por causa de uma má experiência (HubSpot). Embora possamos não ser capazes de sorrir para os nossos clientes online, podemos fazê-los sentir-se valorizados e proporcionar uma experiência única quando entrarem em contato connosco. 

Estatística # 18: 51% dos consumidores confiam em empresas que facilitam o contrato dos visitantes com as pessoas por trás da empresa (KPMG). Nota: Convide os visitantes a entrar em contacto para que você possa responder a quaisquer perguntas (chat online), torne os seus formulários de contacto pessoais, adicionando fotos de sua equipa.

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Filipa Almeida

Licenciada em Psicologia pela UC, pós-graduada em Marketing Digital e Micro-Mba em Gestão Empresarial.
Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.
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About Filipa Almeida

Licenciada em Psicologia pela UC, pós-graduada em Marketing Digital e Micro-Mba em Gestão Empresarial. Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.

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