Na entrada da nova década notamos que tal como a moda, há tendências que ressurgem mas renovadas renovadas e ainda bem. Sendo que o ano que passou foi a afirmação de formas simples e do minimalismo no espaço digital, o ano de 2020 trará as suas próprias mudanças. Porque é importante estar a par destas tendências? Simples, porque se quiser manter o seu conteúdo actualizado e atraente, precisa estar ciente das últimas tendências.
1 – Gradientes: os gradientes ou degradés serão a peça central no design, especialmente no branding e ilustração. Esta é a principal tendência e os gradientes surgem renovados;
2 – Fontes em bold (negrito): cada vez mais marcas estão a incorporar fontes sem serifas e em negrito de forma a modernizar o seu design e criar impacto;
3 – Assimetrias: os designs que são propositadamente desorganizados transmitem um aspecto inacabado mas também são um modo de captar a atenção. Este truque tem como intuitos passar uma mensagem mais afincadamente;
4 – Sistema de identidade corporativa: há que definir uma estratégia mas optar por uma entidade corporativa que seja flexível, que se adapte a novas tendências;
5 – Design 3D texturado: o design 3D tem “pernas para andar” uma vez que acrescenta realismo;
6 – Formas fluídas: as formas orgânicas são projectadas para causar mais impacto ao serem aplicadas à identidade corporativa e vídeos curtos (não se esqueça que formas arredondadas transmitem fluidez);
7 – Ilustrações: as ilustrações passam a mensagem de exclusividade, em certas empresas podem apelar a um sentido mais tradicional, artístico e/ou homemade;
8 – Composições isométricas: este método transforma grafismos 2D em 3 dimensões através da ilusão óptica, assim, é mais fácil transmitir e organizar a informação;
9 – Combinação de media: combinar fotografia com fontes, com ilustração, é um meio de diversificar a forma como uma mensagem pode ser comunicada;
10 – Vídeos curtos: será mais frequente vermos logótipos e ilustrações animados em pequenos vídeos.
Sabemos que todos os anos surgem novas tendências que por vezes não vingam. Neste artigo apontamos 10 tendências que convém conhecer, escolhendo aquelas que fizerem sentido tendo em conta o seu cliente e o seu negócio. Não se esqueça que é muito importante adaptar as que se enquadrarem na realidade do seu negócio. Se pretende que a sua empresa comunique eficazmente fale connosco.
Filipa Almeida
Co-fundadora e Consultora de Marketing Digital da Dreamweb.
Latest posts by Filipa Almeida (see all)
- Qual a estratégia de marketing a adoptar em tempos de crise? - Maio 5, 2020
- O impacto do distanciamento social no Facebook - Março 30, 2020
- O que é o TikTok? - Março 27, 2020